Cidade do dinheiro: Manchester tem 6 jogadores no time mais caro da história

Igor Resende, do ESPN.com.br

Economicamente, Manchester não está lá entre as maiores do mundo. No futebol, porém, nenhuma outra cidade parece ter tanto dinheiro.

Nesta sexta-feira, o City confirmou a contratação de Kyle Walker junto ao Tottenham e o transformou no lateral direito mais caro da história do futebol.


O ESPN.com.br, então, decidiu montar uma seleção dos mais caros de todos os tempos.

E, entre os 11 que seriam titulares, nada menos que 6 foram jogadores contratados por um dos times de Manchester.

O City leva vantagem com quatro atletas: o goleiro éderson, o zagueiro John Stones e o meia Kevin De Bruyne, além do próprio Walker. Já o United ‘responde’ com o lateral esquerdo Luke Shaw e com o meio-campista Paul Pogba, o jogador mais caro de todos os tempos.

Entre os dois clubes está o Real Madrid, que comprou três jogadores entre os mais caros: James Rodríguez, Gareth Bale e Cristiano Ronaldo. David Luiz (quando foi ao PSG) e Neymar (quando foi ao Barcelona), completam o time.

Chama a atenção também o importante papel da Inglaterra para elevar esses números. Dos 11 jogadores, só dois não tiveram a participação de um time inglês no negócio: James, comprado pelo Real junto ao Monaco, e Neymar, comprado pelo Barça junto ao Santos.

Man. City confirma a chegada de Kyle Walker, que agradeceu o Tottenham e se disse pronto para um novo capítulo


A seleção, apesar de toda baseada nos números, pode ser polêmica.

A começar pela escolha do esquema tático – o ESPN.com.br usou o 4-3-3 moderno, com dois meia e apenas Pogba no papel de volante.

Outro ponto importante a ser considerado é a cotação do dinheiro. Nesse ponto, a maior discordância está no gol. Curiosamente, éderson é o goleiro mais caro se considerarmos os valores em libras, mas não em euros.

Isso porque, em 2001, Juventus pagou ao Parma 53 milhões de euros por Gianluigi Buffon. Um valor que, ao câmbio da altura, equivalia 32,6 milhões de libras. Éderson custou agora 35 milhões de libras, mas ‘apenas’ 40 milhões de euros.

Lukaku se derrete pelo United: 'Maior clube do mundo; oportunidade que eu sempre quis desde criança'