Venus bate 'queridinha' britânica e tentará ser mais velha campeã de Slam em Wimbledon

ESPN.com.br
Getty
Venus Williams venceu nesta terça-feira por 2 sets a 0
Venus Williams venceu nesta terça-feira por 2 sets a 0

Johanna Konta, queridinha da torcida, deu adeus ao sonho de recolocar uma britânica em uma final de Grand Slam. Nesta quinta-feira, a tenista da casa não foi páreo para a norte-americana Venus Williams, que venceu a semi por 2 sets a 0, parciais de 6-4 e 6-2, e avançou para a decisão.

Se conquistar o título, no próximo sábado, Venus se tornará a mais velha campeã de um Major na Era Aberta do tênis (desde 1968). Com 37 anos e 29 dias, a norte-americana foi apenas a quarta mulher acima dos 37 a chegar uma semi de Grand Slam e é a apenas a segunda avançar.


Curiosamente, todas outras tenistas acima de 37 anos que chegaram entre as quatro melhores em Majors fizeram em Wimbledon. A mais velha foi Billie Jean King, semifinalista com 38 e depois 39 anos. Tanto em 1982 e 1983, contudo, a também norte-americana não chegou à final.

Já em 1994, a tcheca naturalizada americana Martina Navratilova foi até a decisão com 37 anos e 258 dias, mas acabou com o vice-campeonato, derrotada pela espanhola Conchita Martínez.

Konta, sexta cabeça-de-chave em Wimbledon, por sua vez, tentava ser a primeira britânica a decidir um Grand Slam desde que Virginia Wade foi campeã também na grama, em 1977.

Na decisão, Venus terá pela frente a espanhola Garbiñe Muguruza, 14ª favorita ao título, que não tomou conhecimento da surpresa eslovaca Magdalena Rybarikova e venceu por 2 a 0, com duplo 6-1.

Beatriz Haddad analisa Muguruza x Venus Williams: 'Final interessante'

Será a segunda decisão em Wimbledon de Muguruza, que acabou com o vice-campeonato em 2015, derrotada justamente pela irmã de Venus, Serena Williams, por 2 a 0, parciais de 6-4 e 6-4.

O simples fato de voltar à decisão já garante à espanhola de 23 anos um salto do 15º para o oitavo lugar no ranking da WTA. Já se ficar com o título, Muguruza subirá para a quarta posição.