Sonho adiado: Halep abre vantagem, mas cede virada à britânica e perde chance de assumir o topo do ranking

ESPN.com.br
Shaun Botterill/Getty Images Sport
Johanna Konta tirou a chance de Halep ser líder do ranking
Johanna Konta tirou a chance de Halep ser líder do ranking

Precisando de uma vitória para se tornar a número 1 do tênis feminino, a romena simona Halep foi derrotada pela britânia Johanna Konta e está eliminada de Wimbledon.

Com a derrota por 2 sets a 1, com parciais de 7-6(2), 6(5)-7 e 6-4, Halep perdeu a oportunidade de assumir a liderança do ranking da WTA, isso porque a alemã Angelique Kerber já havia sido eliminada. Desta forma, a nova número um do tênis feminino é a tcheca Karolína Plísková, que foi eliminada na segunda rodada de Wimbledon.

Konta, por sua vez, chega pela segunda vez em uma semifinal de Grand Slam, além de continuar perseguindo o sonho de, em casa, buscar o primeiro título de Grand Slam da carreira. Na semifinal, a adversária será a norte-americana Venus Williams, que venceu a letã Jelena Ostapenko por 2 sets a 0, com parciais de 6-3 e 7-5.

O feito de Konta fica maior, pelo fato dela se tornar a primeira britânica a chegar às semifinais de Wimbledon desde Virginia Wade, em 1978. Naquele ano, Virginia defendia o título conquistado em 1977, o último de uma tenista da casa na grama londrina.

Djokovic avança às quartas em Wimbledon; Venus e Muguruza estão na semi

A partida foi muito equilibrada, tanto que os dois sets iniciais foram decididos apenas no tie-break. No primeiro, Halep não teve problema para vencer o game desempate. Porém, Konta se mostrou firma no segundo e conseguiu empatar o jogo em 1 a 1, levando a decisão para a terceira parcial.

Talvez a pressão de se tornar a número 1 do ranking da WTA possa ter desconcentrado Halep, que não conseguiu se manter consistente na partida. O terceiro set mostra isso muito bem, já que Konta quebrou o saque da romena logo no quinto game e se aproximou da vitória. Aí, bastou a britânica confirmar seus serviços restantes para vencer e avançar às semifinais.