Ele cortou glúten e leite, 'deixou chinelo' e agora é o futuro da seleção alemã

ESPN.com.br

Getty Images
Goretzka é um dos destaques do Schalke 04
Goretzka é um dos destaques do Schalke 04

Leon Goretzka é hoje um dos destaques da seleção alemã na Copa das Confederações e vai fazendo sua parte para se confirmar no elenco para a disputa do Mundial de 2018. A história poderia ter sido bem diferente, caso não tivesse mudado sua alimentação, como apontou o site da Bundesliga em matéria publicada neste mês.

Contratado pelo Schalke 04 junto ao Bochum no meio de 2013, quando tinha 18 anos, o jogador perdeu 46 partidas do Campeonato Alemão, o que equivale quase a uma edição e meia da competição para cada equipe.

As diversas ausências foram motivadas em sua maioria por problemas físicos. Porém, a situação mudou – e muito – para melhor, depois de uma visita a uma nutricionista antes da temporada 2016-17.

“Eu mudei algumas poucas coisas e como resultado eu tive menos problemas com minha saúde. Eu mudei completamente o que eu como. Eu fui diagnosticado com uma inflamação intestinal crônica”, disse o meio-campista à revista alemã 11 Freunde. “Isso tinha um impacto negativo em minha capacidade de recuperação. Era causado por diferentes alimentos. Desde que parei de ingerir glúten, leite de vaca, porco e castanhas eu posso me recuperar de um jogo muito mais rápido”.

E o resultado mostrou-se nos números. Goretzka atuou em 30 das 34 rodadas da última Bundesliga, um recorde desde que passou a disputar a primeira divisão. Recorde também foram os cinco gols na competição – ele ainda distribuiu três assistências.

Twitter/@DFB_Team
Goretzka marcou duas vezes contra o México
Goretzka marcou duas vezes contra o México
Em alta e em forma, o atleta de 22 anos garantiu sua vaga na Copa das Confederações, competição em que é o artilheiro com três gols e pode terminar com o título. A Alemanha decide a taça contra o Chile neste domingo, às 15h (de Brasília), em São Petersburgo.

Tal fase de Goretzka, que é versátil e atua em diferentes funções no meio de campo, porém, não representa apenas boas notícias ao torcedor do Schalke 04. Afinal, o jogador avaliado em 23 milhões de euros pelo site Transfermarkt tem vínculo até o meio de 2018 e a partir de janeiro pode assinar um pré-contrato com qualquer outro clube, acertando uma transferência sem custos. Para piorar, o Bayern de Munique estaria um tanto interessado em contar com o meia de alimentação muito bem regulada.