Carille se mantém líder e Fabiano Soares assume o 3º lugar; veja o Ranking dos Treinadores após a rodada 21

ESPN.com.br
Getty
Fabiano Soares, técnico do Atlético-PR, é a grande novidade do Ranking dos Treinadores
Fabiano Soares, técnico do Atlético-PR, é a grande novidade do Ranking dos Treinadores

Pelo segundo ano consecutivo, a Universidade do Futebol e a ESPN realizam o Ranking dos Treinadores do Campeonato Brasileiro. A ferramenta foi elaborada depois de três anos de estudos e avalia os comandantes de todos os times que disputam o campeonato nacional por meio de critérios objetivos de desempenho.

Para desenvolver o Ranking dos Treinadores, a Universidade do Futebol passou a analisar os dados dos últimos oito anos do Campeonato Brasileiro. O ranking consiste na soma de pontos para diferentes critérios como vitórias dentro e fora de casa, número de gols marcados e sofridos e ainda mensuração da disciplina por intermédio do número de cartões recebidos pela equipe, incluindo o próprio treinador.

Mesmo com a derrota por 1 a 0, para o Vitória, o técnico do Corinthians, Fábio Carille, continua líder invicto do Ranking dos Treinadores. Quem também não obteve bons resultados, mas não caiu de posição, foi Renato Gaúcho, que viu o Grêmio empatar com o Atlético-PR, sem gols. Pelo clube paranaense, Fabiano Soares é a grande novidade, agora em terceiro lugar, encostando no rival deste fim de semana.

  •    Fluminense 2x1 Atlético-MG     

Assista aos gols da vitória do Fluminense sobre o Atlético-MG por 2 a 1!

No último jogo da rodada, o Fluminense bate o Atlético-MG no Maracanã. Com o resultado, o tricolor carioca chega ao quinto jogo consecutivo sem derrota, com três empates e duas vitórias, alcançando os 49% de aproveitamento como mandante, ainda abaixo dos 58% que a equipe apresenta historicamente na competição, porém vencendo uma equipe com orçamento acima do seu, o que beneficia o treinador Abel Braga no Ranking.

Com a derrota para o Fluminense, a equipe do Atlético-MG consolida a campanha irregular que faz no campeonato. A equipe de Rogério Micale conquistou apenas três vitórias nos últimos dez jogos (com um empate), com aproveitamento de 41% dos pontos conquistados, deixando a equipe abaixo do histórico de aproveitamento de pontos na era dos pontos corridos (48% dos pontos conquistados), além de ter desempenho melhor como visitante do que como mandante, algo incomum para a equipe mineira, o que prejudica o treinador no Ranking.

  •     Flamengo 2x0 Atlético-GO    

Veja os gols da vitória do Flamengo sobre o Atlético-GO por 2 a 0 pelo Brasileiro

Estreando o treinador Reinaldo Rueda na competição, o Flamengo vence o Atlético-GO atuando em casa. Com o resultado, a equipe carioca encerra a sequência de quatro partidas sem vencer na competição, voltando a não sofrer gols após oito partidas e aumentando o aproveitamento da equipe para 60% dos pontos disputados em casa, igualando o desempenho histórico do time nos pontos corridos e beneficiando a primeira pontuação do treinador para o Ranking.

O Atlético-GO visitou o Flamengo e não conseguiu emplacar a segunda vitória consecutiva na competição. Com a derrota, a equipe chega aos 13% de aproveitamento enquanto visitante, abaixo dos 23% historicamente obtidos, além de ter apenas quatro pontos em dez partidas fora de Goiânia, o que prejudica o treinador João Paulo Sanches dentro da pontuação do Ranking.

  •    Palmeiras 0x2 Chapecoense    

Assista aos gols da vitória da Chapecoense sobre o Palmeiras por 2 a 0!

Fechando a rodada do final de semana, o Palmeiras recebeu a Chapecoense e sofreu novo revés na competição. A equipe paulista sofre a segunda derrota seguida em casa (sem marcar em nenhuma dessas partidas) e terceira partida consecutiva sem vencer na competição, o que faz o aproveitamento cair para 63% dos pontos disputados dentro de casa, com o quinto melhor aproveitamento de pontos na competição nessa circunstância. Contudo, por sofrer a derrota para uma equipe que tem aproveitamento histórico e investimento menores do seu, o resultado prejudica a pontuação do treinador Cuca no Ranking.

Após os confrontos fora do país e três partidas consecutivas sem vencer, a Chapecoense vence o Palmeiras fora de casa e conquista os três pontos. O resultado representa a terceira vitória da equipe em dez partidas como visitante, chegando aos 37% de aproveitamento na competição, porcentagem acima dos 29% históricos da equipe nos pontos corridos atuando fora de Santa Catarina e vencendo o atual campeão brasileiro, que possui investimento e aproveitamentos muito acima da realidade do time, o que beneficia o treinador Vinicius Eutrópio com a segunda maior pontuação da rodada no Ranking.

  •     Corinthians x Vitória     

Veja o gol do triunfo do Vitória sobre o Corinthians por 1 a 0 pelo Brasileiro

Após uma rodada sem atuar, o Corinthians recebeu o Vitória na Arena Corinthians e perdeu a invencibilidade de 19 jogos na competição. Os comandados de Fabio Carille começam o turno com derrota, com aproveitamento como mandante caindo para 73%, o qual, apesar de ainda estar acima dos 64% históricos da equipe, prejudica o treinador no Ranking por combinar a perda da sequência e também perder para um visitante historicamente frágil (24% - segundo pior aproveitamento)

O Vitória consegue vencer o líder e até então invicto Corinthians fora de casa e se recupera da derrota na última rodada. Com o resultado, a equipe baiana conquista a terceira vitória nos últimos cinco jogos (incluindo Corinthians e Flamengo nesta lista), com 10 pontos em 15 disputados sendo somados (60% de aproveitamento). O resultado aumenta o aproveitamento para 47%, o dobro do desempenho histórico de 24% da equipe nos pontos corridos, o que gera a melhor pontuação da rodada para o treinador Vagner Mancini.

  •     Cruzeiro x Sport    
Veja os gols da vitória do Cruzeiro sobre o Sport por 2 a 0 pelo Brasileiro!

Na preparação para o segundo jogo da Copa do Brasil, o Cruzeiro recebeu o Sport no Mineirão e venceu a partida. Os comandados do treinador Mano Menezes chegam a quinta vitória em dez partidas como mandante, com aproveitamento de 63%, percentual ainda abaixo dos 65% históricos da equipe nos pontos corridos, porém vencendo um dos concorrentes diretos na tabela, o que melhora a pontuação do treinador no Ranking.

Com a derrota para o Cruzeiro, o Sport chega ao quarto jogo consecutivo sem vencer na competição. Além disso, a equipe pernambucana não marca gols pela segunda partida consecutiva, além de ter conquistado apenas 5 pontos dos últimos quinze disputados (três de nove como visitante), diminuindo o aproveitamento para 45% dos pontos disputados, o que, apesar de ainda ser superior aos 42% apresentados historicamente nos pontos corridos, prejudica a pontuação do treinador Vanderlei Luxemburgo no Ranking.

  •     Coritiba x Santos     
Brasileiro: Melhores momentos de Coritiba 0 x 0 Santos

Após a derrota na última rodada, o Coritiba recebeu o Santos para buscar a recuperação na competição. Com o empate, a equipe de Marcelo Oliveira chega ao segundo jogo seguido sem marcar, com aproveitamento de 49% dos pontos conquistados, abaixo dos 60% que a equipe conquista historicamente nos pontos corridos, o que prejudica a pontuação do treinador dentro do Ranking.

No empate com o Coritiba, a equipe do Santos chega aos onze jogos de invencibilidade na competição, sendo a maior sequência de invencibilidade ativa no momento. A equipe comandada pelo treinador Levir Culpi empata a terceira partida consecutiva por 0x0, o que, além de manter a terceira colocação da equipe, aumenta o aproveitamento como visitante para 47% dos pontos, acima dos 36% históricos da equipe nos pontos corridos, porém, prejudicando o treinador no Ranking.

  •     Grêmio x Atlético-PR    
Brasileiro: Melhores momentos de Grêmio 0 x 0 Atlético-PR

O Grêmio recebeu o Atlético-PR já sabendo da derrota do Corinthians e podendo diminuir a diferença entre líder e vice-lider. Apesar disso, os comandados de Renato Gaúcho não conseguem sair do zero pela terceira vez em casa na competição, empatando o segundo jogo em dez partidas disputadas na Arena contra um visitante que, historicamente, não oferece muitos problemas na era dos pontos corridos (28%), deixando o aproveitamento da equipe em 67% dos pontos disputados como mandante e prejudicando o treinador no Ranking.

Após quatro vitórias consecutivas, o Atlético-PR visitou o Grêmio e manteve a igualdade no placar. Com o resultado, a equipe paranaense chega ao quinto jogo consecutivo sem derrota, conquistando 13 dos últimos 15 pontos disputados (com duas vitórias e um empate como visitante), deixando a equipe com 47% de aproveitamento dos pontos e igualando o histórico da equipe nos pontos corridos, beneficiando o treinador Fabiano Soares no Ranking.

  •   Bahia x Vasco  
Assista aos gols da vitória do Bahia sobre o Vasco por 3 a 0!

O Bahia vence o Vasco e conquista a segunda vitória seguida em partidas na Fonte Nova pela segunda vez na competição. Ainda comandada interinamente pelo treinador Preto Casagrande, a equipe baiana chega aos 57% de aproveitamento como mandante, superando os 47% históricos da equipe nos pontos disputados em casa, além de vencer um rival direto na tabela, o que beneficia o treinador na sua pontuação do Ranking.

O Vasco sofre novo revés, desta vez diante do Bahia, e se aproxima da zona de rebaixamento. A equipe carioca chega ao quinto jogo consecutivo sem vencer, com apenas dois pontos conquistados dos últimos quinze disputados, com aproveitamento de 27% fora de casa, porcentagem esta abaixo do desempenho histórico da equipe como visitante (33%), além de ter perdido para o segundo pior mandante histórico na competição, resultando na demissão do treinador Milton Mendes do comando da equipe.

  •      Ponte Preta x Botafogo    
Veja gols de Ponte Preta 2 x 1 Botafogo

Com a sequência de três empates consecutivos, a Ponte Preta recebeu o Botafogo buscando recuperação na competição. Com a vitória, os comandados de Gilson Kleina chegam aos 67% de aproveitamento atuando em Campinas, sendo o terceiro maior dentre as equipes quando atuam em casa (atrás de Corinthians e Santos e empatado com o Grêmio), além de voltar a marcar após três empates sem gols. Além disso, o resultado distancia ainda mais a equipe da briga pelo rebaixamento e do aproveitamento histórico da equipe de 53% dos pontos disputados como mandante, o que beneficia o treinador no Ranking.

Com a derrota para a Ponte Preta, o Botafogo sofre novo revés fora de casa após quatro rodadas. O resultado representa a terceira derrota nos últimos cinco jogos da equipe na competição, com um aproveitamento de 33% dos pontos disputados fora de casa, igualando o aproveitamento histórico da equipe nos pontos corridos, porém, por sofrer a derrota para uma equipe com orçamento e aproveitamento histórico menores que o seu, o resultado diminui a pontuação do treinador Jair Ventura no Ranking.

  •     Avaí x São Paulo     
Campeonato Brasileiro: Gols de Avaí 1 x 1 São Paulo

O Avaí recebeu o São Paulo em um confronto direto para fugir das últimas colocações. O empate manteve a equipe catarinense na penúltima colocação, com 40% dos pontos conquistados jogando em Santa Catarina e a três pontos de sair da zona de rebaixamento. Apesar disso, o resultado beneficia o treinador Claudinei Oliveira no Ranking por empatar com o melhor visitante histórico da competição mesmo com aproveitamento baixo na história dos pontos corridos enquanto mandante (51% - segundo pior aproveitamento).

Em confronto direto para fugir do rebaixamento, o São Paulo empata contra o Avaí e volta à zona de rebaixamento. Os comandados de Dorival Junior seguem com apenas duas vitórias como visitante na competição, apenas oito dos trinta pontos disputados fora de São Paulo, com 15% de aproveitamento dos pontos. Este rendimento fica muito abaixo do histórico de 44% dos pontos conquistados nos pontos corridos, o que prejudica o treinador no Ranking.