Alex Ribeiro vence final brasileira em Durban e entra no top 5 da divisão de acesso do surfe

ESPN.com.br
Getty
Alex Ribeiro venceu em Durban
Alex Ribeiro venceu em Durban

O Brasil dominou a etapa de Durban do WQS, a divisão de acesso do Mundial de Surfe. Cinco surfistas do país chegaram até as quartas de final, e Alex Ribeiro foi o grande campeão. Com a vitória em New Pier, ele conquistou 3000 pontos e alcançou a quinta colocação do ranking mundial. No ano passado, Alex estava na elite do esporte, mas foi rebaixado por conta dos maus resultados durante toda a temporada.

Em um dia de ondas pequenas na praia sul-africana, o surfista da Praia Grande desfilou aéreos e poderosas rasgadas para somar 15.67 contra 11.57 do compatriota Hizunome Bettero na decisão. Foi a primeira vitória de Alex no WQS desde o evento Prime de Saquarema em 2015.

Na trajetória até o titulo, Alex deixou para trás o francês Paul Cesar Distinguin nas quartas de final e o também brasileiro Victor Bernardo na semifinal, com uma virada no último minuto. Thomas Hermes e Deivid Silva também foram até as quartas de final.

Agora, o surfe brasileiro tem três representantes no top 10 do ranking do WQS. Alex subiu da 12ª para a quinta colocação, logo atrás de Yago Dora. Mesmo sem participar da etapa sul-africana, Jessé Mendes manteve a liderança com folga. Os dez primeiros surfistas garantem o acesso à divisão de elite no ano que vem.

Matt Wilkinson supera compatriota Connor O'Leary e é campeão em Fiji; veja como foi

O evento em Durban serviu como preparatório para a primeira etapa Prime da temporada, que acontece em Ballito, também na África do Sul, a partir do dia 3 de julho.