Com seis candidatos ao título, última rodada da 'segundona' francesa tem viradas no fim e volta de campeão

ESPN.com.br
Fred Marvaux/Icon Sport
Strasbourg foi campeão da segunda divisão francesa
Strasbourg foi campeão da segunda divisão francesa

Pontos corridos, última rodada, seis candidatos ao título. Essa era a incrível situação da segunda divisão francesa, que terminou nesta sexta-feira com o Strasbourg confirmando o favoritismo e conquistando o troféu com um triunfo por 2 a 1 sobre o Bourg en Bresse-Peronnas.

Na Ligue 2, os dois primeiros conquistam acesso direto, enquanto o terceiro colocado disputa um playoff contra o 18º da primeira divisão para decidir quem sobe. Antes do início da rodada, a situação era a seguinte: Strasbourg (64), Amiens (63), Troyes (63), Lens (62), Brest (62) e Nimes (61).

Além do Strasbourg, tradicional time de 111 anos, campeão francês de 1979 e também dono de três títulos da Copa da França, o Amiens foi outro a viver uma sexta-feira épica.

Começando a rodada na segunda colocação, precisava da vitória para conseguir o acesso direto à primeira divisão. Apesar de ter saído na frente, tomou o empate do Stade de Reims já no segundo tempo e estava sendo eliminado. O gol da classificação veio aos 45, com Emannuel Bourgaud.

Getty Images
Amiens também subiu à primeira divisão
Amiens também subiu à primeira divisão

Se a classificação do Amiens foi nos últimos minutos, a do terceiro colocado foi quase tão épica quanto. O Troyes saiu perdendo por 2 a 0 para o Sochaux, fora de casa. O clube que já faturou uma Uefa Intertoto Cup, porém, virou a partida nos 30 minutos finais e celebrava o acesso direto à Ligue 1, uma vez que o Amiens apenas empatava.

O gol no apagar das luzes do Amiens, contudo, faz com que o Troyes tenha de disputar o playoff pelo acesso. No momento, o 18º colocado da primeira divisão é o Lorient.

Getty Images
Troyes foi do inferno ao céu, mas acabou com vaga nos playoffs
Troyes foi do inferno ao céu, mas acabou com vaga nos playoffs

A torcida que mais amargou a rodada foi a do Lens. Quarto colocado, venceu o Niort por 3 a 1. Houve momentos em que o clube estava na segunda colocação, mas os gols no final de Amiens e Troyes tiraram a equipe do norte da frança da zona de classificação.

Brest e Nimes, que iniciaram a disputa na quinta e sexta colocações, respectivamente, também triunfaram em suas partidas. O Brest foi outro a sentir o gosto da classificação enquanto as viradas não aconteciam.