No caminho da primeira final entre invictos, Cavs e Warriors 'passeiam' como nunca nos playoffs

ESPN.com.br
Getty Images
Stephen Curry e LeBron James comandam 'passeios' de seus times
Stephen Curry e LeBron James comandam 'passeios' de seus times

A NBA tem dois times "passeando" como nunca. Cleveland Cavaliers e Golden State Warriors podem fazer a primeira final de invictos em playoff da história da liga, caso consigam varrer seus adversários nas finais de conferência.

Nesta sexta, a equipe de LeBron James entra em quadra pelo segundo jogo da série contra o Boston Celtics e busca entrar no "clube do 10-0". No sábado, às 22h, o esquadrão de Stephen Curry e Kevin Durant visita o San Antonio Spurs na terceira partida do confronto, com transmissão da ESPN e do WatchESPN.

Warriors e Cavaliers ainda não perderam nestes playoffs. É a primeira vez que dois clubes chegam nessa condição às finais de conferência desde que a NBA mudou o formato de disputa em 2003, adotando a melhor de sete em todas as rodadas do mata-mata.

Ninguém conseguiu parar LeBron James no jogo 1 das finais do Leste; veja

O fato, entretanto, só aconteceu uma única outra vez na história. Foi em 1989, quando Lakers e Pistons chegaram às finais de conferência invictos.

Cleveland não tem dificuldade para despachar seus oponentes neste ano. A margem de vitória média sobre seus adversários nos playoffs é de 10 pontos - na série contra os Raptors, o número chegou perto dos 16 pontos de diferença por jogo.

'Não acho que jogamos tão bem', diz LeBron após domínio dos Cavs sobre os Celtics 

Golden State tem estatísticas ainda mais impressionantes: em média, triunfam por 16 pontos de vantagem. Os comandados de Steve Kerr aplicaram 36 tentos de frente no último duelo diante dos Spurs.

  • Cavs buscam Clube do 10-0

Com o atropelo do Golden State Warriors sobre o San Antonio Spurs na última terça, o time californiano entrou no seleto grupo de equipes que chegaram a 10 vitórias e nenhuma derrota numa edição de playoff. Os Cavaliers podem repetir o feito com um triunfo nesta sexta.

Enterradas são os destaques do top 5 do jogo entre Celtics e Cavaliers

Apenas outros três esquadrões alcançaram o feito: os Lakers de 1988/89 (vice-campeões), os Lakers de 2000/01 (campeões), os Spurs de 2011/12 (derrotados na final de conferência) e os próprios Cavaliers de 2015/16.

  • Varridas nas primeiras rodadas

Existem ainda os times que varreram as duas primeiras séries de playoff, mas não conseguiram o 10-0. Veja abaixo o que aconteceu com cada um deles:

Bulls de 1992/93 (campeão)
Pacers de 1998/99 (derrotado na final de conferência)
Heat de 2004/05 (derrotado na final de conferência)
Cavaliers 2008/09 (derrotado na final de conferência)
Magic de 2009/10 (derrotado na final de conferência)