A missão do Ultimate Team Championship Series em fazer todos jogarem 'FIFA 17'

ESPN.com
Divulgação/EA Sports
FIFA 17 Ultimate Team Championship Series é o maior evento competitivo de FIFA 17.
FIFA 17 Ultimate Team Championship Series é o maior evento competitivo de FIFA 17.

FIFA 17 Ultimate Team Championship Series é a experiência máxima no cenário competitivo mundial da franquia de futebol criada pela EA Sports. Lançada em 1993, a franquia vendeu mais de 100 milhões de cópias ao longo dos anos, incluindo seu último título, FIFA 17.

O evento, dividido em diversas etapas, online e presencial, reúne os melhores jogadores do modo Ultimate Team de FIFA 17, que são divididos por nacionalidades e regiões do planeta, além da plataforma em que jogam: PlayStation 4 e Xbox One. Os vencedores de suas etapas recebem 20 mil dólares por plataforma, e o campeão geral mais 10 mil pelo título.

Assim como há em outros eSports, as etapas de Ultimate Team Championship são os majors de FIFA 17 - seus eventos mais importantes que convergem em um evento maior, a final em Berlim nos dias 19 e 20 de maio. Os três primeiros de cada etapa estão classificados para a Alemanha, para se descobrir quem é o melhor desta temporada.

Os jogadores que se classificaram para estas etapas regionais, disputadas desde o início de 2017, enfrentaram uma maratona de 40 partidas em uma espécie de prévia. Alguns conseguiram alcançar o suficiente para estar em sua respectiva regional, seja ela a América ou Europa. Outros foram impedidos por seus adversários, ou até por motivos extras, como detalhes burocráticos.

Foi o caso dos brasileiros que estariam no Canadá para a etapa das Américas em sua Temporada 2. Dentre os representes do "país do futebol", estaria o ex-jogador de futebol e agora esportista eletrônico Wendell Lira, que não conseguiu tirar seu visto de entrada por problemas de documentação, além de desencontros com a EA Sports e a organização do evento.

A conquista

O grande objetivo de FIFA 17 Ultimate Team Championship Series é encorajar as pessoas a jogar FIFA. O torneio é um produto da divisão de jogos competitivos da EA Sports, criada em 2015 para tornar o jogo uma potência entre os jogos de eSports.

Seis milhões de pessoas jogam o modo Ultimate Team de FIFA 17 regularmente. Estes majors organizados pela EA Sports querem criar a percepção que você pode evoluir o suficiente em sua casa para enfrentar os melhores em eventos ao redor do globo.

Grandes marcas estão de olho em FIFA e seu circuito competitivo. Após o time alemão de futebol Wolfsburg assinar com o atleta Benedikt "BenediktSaltzer" Saltzer para representar seu nome em torneios em maio de 2015, começou uma corrida entre grandes times do mundo para saber o que acontece com esse tal de eSports. Desde então,Manchester City, West Ham, Valencia, Schalke, Ajax Paris Saint-Germain e escolheram seus representantes.

Rafael "rafifa13" Fortes é um representante oficial do PSG, cargo conseguido após seu desempenho em uma etapa do FIFA 17 Ultimate Team Championship Series, com o título levantado em Miami, EUA.

Divulgação/EA Sports
Momento de tensão na final disputada entre os brasileiros Rafael 'rafifa13' Fortes e Lucas 'LucasRep98' Gonçalves.
Momento de tensão na final disputada entre os brasileiros Rafael 'rafifa13' Fortes e Lucas 'LucasRep98' Gonçalves.

Os escolhidos

De janeiro para cá, em seis etapas, o que vimos nos gramados em cada partida do Ultimate Team Championship é o resultado do pensamento estratégico e as escolhas de cada participante. Ao montar seu elenco para a disputa, eles escolhem os jogadores que, em sua opinião, podem transformar movimentos no controle em gols.

Paul Pogba, Luis Suárez, David de Gea, N'Golo Kante, Cristiano Ronaldo, Messi, Neymar, Marcelo e Kyle Walker são figurinhas carimbadas em quase todos os elencos. Para quem joga com Xbox One, o recurso dos jogadores "Lendários", como Patrick Vieira e Ruud Gullit, vindo de um passado distante para desfilar seu talento, é uma atração a mais, pois são craques do passado jogando com os grandes nomes do momento.

As partidas são sempre aceleradas, com toques e trocas de passes incessantes. No entanto, o que mais se vê é a cautela em ação para se evitar os erros.

"As pessoas odeiam esse tipo de partida quando estão online, seja ela jogador ou espectador, mas em um torneio, ele é aceito pois se está jogando por dinheiro", disse Mike "Hashtag Mike" LaBelle, um atleta eletrônico. LaBelle completa: "Em FIFA 17, os espectadores querem ver chutes de fora da área, voleios, dribles, bicicletas, mas aqui você está jogando por dinheiro, contra os melhores jogadores do mundo, e acaba fazendo o mais simples".

Divulgação/EA Sports
Khalid 'xX ThE RoYaL Xx' Aloufi comemora um gol no jogo que lhe valeu uma vaga para a etapa final em Berlim, Alemanha.
Khalid 'xX ThE RoYaL Xx' Aloufi comemora um gol no jogo que lhe valeu uma vaga para a etapa final em Berlim, Alemanha.

A escolha pelo campo virtual

Christopher "Thee Bullock" Bullock, antes um simples pedreiro nos EUA, decidiu apostar em suas habilidades no videogame para se tornar um esportista eletrônico. "Decidi me dedicar aos grandes torneios de FIFA, mesmo que o futebol não esteja entre os mais populares de meu país", explicou.

Para Bullock e tantos outros, Ultimate Team Championship pode ser uma porta de entrada para, quem sabe, conseguir um contrato com alguma equipe. Os contratos não são exorbitantes, mas é um grande começo, incluindo aqueles que publicam material em redes sociais. Outro motivo é a oportunidade de cruzar o planeta, como foi o caso daqueles que participaram da Temporada 1, em Sydney, Austrália.

Antes do torneio em si, alguns participantes confraternizaram como pessoas que curtem algo em comum. Um deles, Samer "Samer_96" Elbadar, comentou: "Saímos para jantar em Whistler e nos divertimos juntos. Pensar que ao jogar o FIFA eu seria capaz de voar pelo mundo e experimentar coisas que nunca pensei que iria, e também sair com um monte de outros caras que têm um interesse semelhante a mim e são tão bons".

O australiano Joseph "OhNoAGoat" Nassar estava satisfeito por jogar em casa. "No ano passado, eu estava em casa jogando FIFA em meu sofá, e agora estou competindo por dinheiro", contou.

Os canais ESPN transmitem a final da última etapa de FIFA 17 Ultimate Team Championship Series, que acontece em Berlim, Alemanha, no próximo sábado, às 20h (horário de Brasília). O evento terá a participação de três brasileiros: Rafael Salles "rafifa13" Leite Fortes, Lucas "LucasRep98" Gonçalves e Matheus "mazuco786" Mazuco.