Ronaldo estabelece novo recorde, Real goleia Celta fora e fica a um empate do título

ESPN.com.br
Assista aos gols da vitória do Real Madrid sobre o Celta por 4 a 1

O pé esquerdo de Cristiano Ronaldo deixou o Real Madrid muito perto do título do Campeonato Espanhol. Em jogo atrasado, o time merengue superou o Celta de Vigo por 4 a 1, fora de casa, com o português fazendo dois gols na partida no Estádio de Balaídos nesta quarta-feira. Ambos saíram graças a uma finalização precisa de canhota.

John Guidetti descontaria os donos da casa - que estavam com um jogador a menos após a expulsão polêmica de Iago Aspas -, mas Karim Benzema acabou com qualquer esperança de reação. No fim, Toni Kroos fechou a conta.

Os gols marcados fizeram Cristiano Ronaldo chegar a 368 em partidas pelas cinco principais ligas da Europa (Alemão, Espanhol, Francês, Inglês e Italiano), tornando-se o maior artilheiro da história nesta categoria. O camisa 7, que além do Espanhol disputou também o Inglês pelo Manchester United, deixou para trás Jimmy Greaves, que marcara 366 vezes e é dono de uma história peculiar para um grande goleador.

Com o resultado, o time treinado por Zinedine Zidane chegou a 90 pontos, três a mais do que o Barcelona, restando uma rodada para o término da competição. Os catalães têm a vantagem em caso de empate por pontos por levarem a melhor no confronto direto. Assim, o clube madrilenho precisa apenas de um empate para garantir a taça.

O Real Madrid encerrará sua participação em La Liga no domingo, às 15h (de Brasília), contra o Málaga, fora de casa. No mesmo dia e horário, o Barcelona receberá o Eibar. Já o Celta jogará mais cedo, às 11h45, contra a Real Sociedad, em casa.

Vale lembrar que o confronto desta quarta foi válido pela 21ª rodada e estava marcado a princípio para 5 de fevereiro, mas acabou adiado devido a uma tempestade que ocorreu em Vigo. O próprio prefeito da cidade havia solicitado o cancelamento do jogo, já que parte da estrutura do estádio foi danificada, o que deixou comprometida a segurança dos jogadores, torcedores e demais presentes no local.

  • CR7 estabelece recorde com golaço
Getty
Cristiano Ronaldo fez um belo gol de esquerda
Cristiano Ronaldo fez um belo gol de esquerda

Recorde, golaço e passo gigante para o título. Cristiano Ronaldo deu mais uma mostra do motivo de ter sido o melhor do mundo em 2016 logo aos 10min. Isco foi acionado na esquerda, acabou travado em jogada individual, e a bola caiu para Cristiano Ronaldo, que soltou uma pancada no alto, sem chances para o goleiro Sergio Álvarez.

Os mandantes até tentaram reagir e assustaram, como na falta da entrada da área em que Wass parou em Navas aos 31min. Iago Aspas ainda levaria perigo com finalizações para fora aos 36min e 37min.

O Real, por sua vez, não pressionou e pouco criou. Na melhor oportunidade, Roncaglia apareceu de forma precisa com um carrinho para cortar passe de Benzema, que deixaria Ronaldo em ótima situação para balançar a rede. O francês ainda pararia no goleiro aos 45min em uma conclusão no meio do alvo.

O primeiro tempo ainda teve uma polêmica, quando Iago Aspas tentou entrar na área pela esquerda, e a bola acertou o braço de Varane, Os jogadores do Celta pediram pênalti, e o próprio Iago Aspas até levou cartão amarelo por reclamação.

Getty
Cristiano Ronaldo foi decisivo na goleada do Real Madrid sobre o Celta em Vigo
Cristiano Ronaldo foi decisivo na goleada do Real Madrid sobre o Celta em Vigo
  • Brilho de Ronaldo e polêmica

A esperança do Celta em reverter o placar recebeu um forte golpe logo aos 3min. Em um contragolpe perfeito, Isco deixou dois marcadores para trás e deu uma bela assistência para Cristiano Ronaldo, que só tirou de Álvarez, vendo a bola acertar a trave antes de entrar. O português chegou a 24 tentos nesta edição do Espanhol.

Getty
Iago Aspas foi expulso de forma polêmica
Iago Aspas foi expulso de forma polêmica

A vida dos galegos ficou ainda pior aos 17min, graças a um novo lance polêmico. Iago Aspas recebeu um tranco de Sergio Ramos na área e caiu, o árbitro Juan Martínez viu como simulação, mostrou o segundo amarelo e expulsou o atacante.

O curioso é que logo depois Cristiano Ronaldo forçou a queda na área e não foi punido. Mais reclamação do Celta e amarelo para Jonny Castro. Pouco depois, o auxiliar Ernesto Marcucci, do time da casa, acabaria expulso.

Apesar da desvantagem numérica, a equipe da casa foi para cima e quase marcou com Wass, que parou em grande defesa de Navas aos 23min. No minuto seguinte, o gol sairia. Após passe errado de Isco, Guidetti foi acionado por Sisto e chutou com desvio em Sergio Ramos, enganando Navas.

A reação dos mandantes, porém, seria frustrada já na sequência. Aos 25min, Benzema recebeu cruzamento rasteiro de Marcelo e, na pequena área, só teve o trabalho de completar para o alvo. Depois de Cristiano Ronaldo e Benzema desperdiçarem boas chances, a vitória viraria goleada aos 43min, quando Kroos foi acionado por Benzema na área, escapou de marcador e estufou a rede.