Mudanças nos sets, tiebreak e 'let': ATP testa novidades em novembro

Agência Efe
Clive Brunskill/Getty Images
Jovens tenistas participam do lançamento do Next Gen ATP Finals
Jovens tenistas participam do lançamento do Next Gen ATP Finals

A ATP informou nesta terça-feira que testará uma série de novidades nas regras do tênis durante o Next Gen ATP Finals, com jogadores até 21 anos, que será disputado de 7 a 11 de novembro, em Milão.

Segundo anúncio feito pela associação, as partidas do torneio serão disputadas em melhor de cinco sets, mas cada um com no máximo quatro games para o vencedor, com tie-break em 3-3. No iguais (deuce), não haverá vantagem. Ou seja, quem levar a melhor no ponto, ficará com o game. Além disso, não haverá 'let' quando a bola bater na fita da rede, e ponto continuará.

Outra novidade envolve o aquecimento antes de cada jogo, que será de exatamente cinco minutos a partir do momento em que o atleta entrar em quadra. Haverá um relógio que garantirá que sejam cumpridas estritamente a regra dos 25 segundos entre os pontos, o tempo médico, que será de apenas um por tenista, e a contagem de cinco minutos para o primeiro ponto e cada parcial.

Meligeni elogia postura de Bia Haddad: 'Pode chegar ao Top 30 sem problemas'

Ao contrário do que acontece nos outros torneios do circuito profissional masculino, será permitida a comunicação entre atleta e treinador, que, entretanto, não poderá entrar em quadra. Além disso, os espectadores terão liberdade para se deslocar durante as partidas, com exceção das pessoas que estiverem na área dos fundos de quadra.