Sharapova não vai jogar Roland Garros: 'não devemos dar convite para quem volta de doping'

ESPN.com.br
Getty Images
Sharapova ganhou Roland Garros em 2012 e 2014
Sharapova ganhou Roland Garros em 2012 e 2014

Maria Sharapova está fora do Grand Slam de Roland Garros. O anúncio foi feito pelo Presidente da Federação Francesa de Tenis, Bernard Giudicelli, que nesta terça terça-feira divulgou os nomes dos tenistas convidados e não incluiu o nome da russa.

Sharapova, que ficou fora das quadras por 15 meses, é a número 211 do ranking e não teria como entrar na competição sem um convite. A lista das tenistas confirmadas em Roland Garros utilizou o ranking de um mês e meio antes do início da competição. Na época, Sharapova estava na sua última semana de sua suspensão.

Bernard Giudicelli,comentou sobre o não convite a tenista russa. "Podemos ter convites para quem retorna por lesão, mas não para quem volta de doping. Lamento por Maria e por seus fãs, eles devem estar desapontados. Mas é minha responsabilidade proteger o jogo e ele ser disputado sem qualquer dúvidas sobre os resultados" .

A decisão de Bernard Giudicelli acabou sendo coerente com o que o mesmo disse em março, um mês antes de Sharapova voltar às quadras no WTA de Stuttgart, no dia 26 de abril. "É complicado. Preferimos que ela volta completamente reabilitada. A integridade é um de nossos maiores compromissos. Não podemos decidir, de um lado, aumentar a doação aos fundos dedicados ao combate do doping e, por outro lado, convidá-la".

O anúncio de Bernard aconteceu minutos antes da russa enfrentar a croata Mirjana Lucic-Baroni, 22ª do ranking, pela segunda rodada do WTA Premier de Roma, terceiro torneio que ela disputa desde o retorno . Antes, ela jogou o torneio de em Stuttgart, quando foi convidada e gerou polêmica entre as tenistas, e Madri, a russa foi eliminada por Bouchard na segunda rodada .

WTA aproveita Premier de Roma e leva Maria Sharapova para um passeio pelo Coliseu

Sharapova já garantiu vaga no qualifying de Wimbledon com a vitória na estreia do Premier Mandatory de Roma, nesta segunda-feira. Ela precisa atingir, pelo menos, a semifinal na capital italiana para garantir vaga na chave principal do Grand Slam britânico.