De volta aos velhos tempos? Ajax mostra força de sua molecada, arrasa Lyon e põe um pé na final

ESPN.com.br
Europa League: Gols de Ajax 4 x 1 Lyon

Em uma partida que lembrou seus tempos mais gloriosos, o Ajax mostrou a força de seu jovem time (média de idade de apenas 22,64 anos) e arrasou o Lyon por 4 a 1, nesta quarta-feira, na Amsterdam ArenA, pelo jogo de ida das semifinais da Liga Europa.

Conhecido como um dos maiores reveladores de craques da história do futebol europeu, o clube holandês simplesmente não tomou conhecimento do adversário durante a maior parte do duelo e fez um placar que lhe permite atuar com certo conforto na França.

A equipe de Amsterdã joga por um empate no próximo dia 11, às 16h05 (de Brasília), no Parc OL, mas pode até perder por dois gols de diferença que ainda assim se classifica para a decisão.

O triunfo também fez o Ajax alcançar a marca de 22 partidas sem perder em sua casa, somando todas as competições.

Melhor ainda: com 21 vitórias nesta trajetória!

Foi ainda a primeira vez que um time da Holanda fez quatro gols em uma final ou semifinal europeia desde o... Próprio Ajax, que bateu o Bayern por 5 a 2 na Champions 1994/95.

Lukas Schulze/UEFA via Getty Images
Ajax Comemora Gol Lyon Liga Europa 03/05/2017
Ajax pode agora perder por até dois gols de diferença na bola

Ao Lyon, resta agora tentar operar um milagre no próximo dia 11, às 16h05 (horário de Brasília), em seu estádio. O time tricolor terá que tentar ganhar por 3 a 0 ou por quatro gols de vantagem para se classificar à sua primeira final de Liga Europa.

Novo 4 a 1 leva a definição para a prorrogação. Persistindo a igualdade, há pênaltis.

  • Passeio em Amsterdã

Em um primeiro tempo dominado completamente pelo Ajax, o placar foi até pequeno.

Aos 25 minutos, o meia Ziyech (24 anos), cruzou para o atacante Traoré (21 anos, emprestado pelo Chelsea) cabecear para o fundo das redes de Anthony Lopes.

JEAN-PHILIPPE KSIAZEK/AFP/Getty Images
Dolberg Comemora Gol Ajax Lyon Liga Europa 03/05/2017
Dolberg, de 19 anos, fez o 2º gol do Ajax

Na pressão total, o Ajax seguiu apertando, marcou bem a saída de bola e obrigou Lopes a dar um desastrado chutão aos 34. Na sobra, Traoré fez o passe de cabeça para Dolberg (19 anos), que saiu na cara do gol e bateu cruzado com perfeição para fazer 2 a 0.

Foi o 20º gol do atacante dinamarquês na temporada.

Anthony Lopes se redimiu pouco depois, quando o alemão Younes, 23 anos, soltou uma bomba e obrigou o goleiro da seleção portuguesa a fazer uma grande defesa.

E assim acabou o primeiro tempo: os holandeses sentindo que já era possível estar goleando, e os franceses aliviados por terem sido vazados apenas duas vezes até ali.

  • Segundo tempo vira 'pelada'

No segundo tempo, contudo, o time da casa voltou no mesmo ritmo e levou só 3 minutos para fazer mais um: Younes recebeu na esquerda, cortou para o meio e desta vez não desperdiçou. A zaga ainda conseguiu rebater o chute, mas a bola já havia cruzado a linha.

Foi depois de levar 3 a 0 que o Lyon conseguiu se organizar melhor em campo.

Na base da calma e do toque de bola, os franceses conseguiram diminuir num belo gol de Valbuena, batendo forte, da entrada da área, sem chances de defesa para Onana.

Lukas Schulze/UEFA via Getty Images
Ajax Comemora Gol Lyon Liga Europa 03/05/2017
Jogadores do Ajax comemoram gol sobre o Lyon

Mas o Ajax estava mesmo a fim de golear. Em mais uma ótima jogada, Ziyech deu outra assistência e Traoré, um dos nomes da noite, novamente não perdoou: 4 a 1, fora o baile.

Depois disso, a partida virou uma verdadeira "pelada", com aos times se atacando de maneira totalmente franca e os goleiros trabalhando muito, com excelentes defesas.

No entanto, o placar não se mexeu mais.