YoDa é punido por fazer comentários ofensivos no Twitter e ficará fora por 3 jogos no MSI

Riot Games
Reserva da Red, YoDa não poderá participar nas três partidas iniciais do MSI
Reserva da Red, YoDa não poderá participar nas três partidas iniciais do MSI

Na manhã desta quinta-feira, Felipe "YoDa" Noronha fez um comentário ofensivo oa time japonês em sua página no Twitter e, por conta disso, será punido e não poderá jogar por três jogos no Mid Season Invitational. Além disso a Red Canids será obrigada a pagar uma multa de US$ 2 mil. YoDa é o jogador reserva inscrito pela equipe brasileira para a competição.

O comunicado da Riot em sua página do MSI diz: "No dia 27 de abril de 2017, o reserva inscrito pela equipe Red Canids para participar do MSI 2017, Felipe 'YoDa' Noronha, fez comentários em sua página de mídia social, usando linguagem racial ofensiva, a respeito de jogadores de outra região participante da competição".

A empresa declara ainda que "Esperamos que jogadores profissionais mantenham um bom comportamento dentro e fora de jogo, e não podemos tolerar linguagem ofensiva com cunho racial. Apesar do YoDa não ter um histórico de toxicidade ou outras infrações competitivas, jogadores profissionais devem demonstrar respeito pelos demais jogadores e suas culturas, e essas ações claramente violam esse princípio".

Reprodução
Mensagem de YoDa que causou sua punição e que foi difundida no Reddit
Mensagem de YoDa que causou sua punição e que foi difundida no Reddit

Como demonstrado na mensagem acima, YoDa ofendeu os jogadores japoneses chamando-os de "japorongas". A mensagem chegou ao conhecimento da comunidade no Reddit, causando bastante repercussão.

Antes mesmo de receber a punição, o jogador apagou a mensagem e pediu desculpas. Agora até mesmo a retratação não aparece em sua página.

Esse tipo de punição já foi aplicado anteriormente pela Riot Games no cenário competitivo internacional. Em dezembro último, dois narradores foram afastados da transmissão latino-americana do All-Star 2016 por usar termos pejorativos contra jogadores chineses.

Além disso, Dennis "Svenskeren" Johnsen, foi punido na mesma proporção que YoDa por usar o apelido "Taipeichingchong" nos servidores Taiwaneses no seu treinamento intensivo para o Campeonato Mundial de 2014.