Serena critica 'comentários racistas e sexistas' de capitão romeno: 'Não sou uma covarde'

ESPN.com.br
Reprodução/ESPN
Você sabia? Serena Williams é a maior campeã de Grand Slams na Era Aberta
Serena Williams criticou comentário 'racista' feito por Ilie Nastase

Em post no Instagram, Serena Williams criticou os comentários "racistas e sexistas" do ex-tenista Ilie Nastase durante o confronto entre Romênia e Grã-Bretanha pela Fed Cup, a versão feminina da Copa Davis.

Nastase, capitão romeno, citou nominalmente Serena em um dos comentários. A norte-americana está grávida do noivo, o empresário Alexis Ohanian, e o ex-tenista disse: "Vamos ver de qual cor será. Chocolate com leite".

Depois, na partida entre Johanna Konta e Sorana Cirstea, Nastase chamou a britânica e a capitã da Grã-Bretanha, Anne Keothavong, de "putas" durante o segundo set.

Konta sentiu o momento e desabou em choro após um ponto.

"Me decepciona saber que nós vivemos em uma sociedade onde pessoas como Ilie Nastase possam fazer tais comentários racistas contra mim mesma e minha criança que vai nascer, e os comentários sexistas contra minhas colegas", escreveu Serena.

Ela ainda citou um texto da ativista e poetisa Maya Angelou (1928-2014).

EFE
Ilie Nastase durante discussão com árbitro no duelo Romênia x Grã-Bretanha pela Fed Cup
Ilie Nastase durante discussão com árbitro no duelo Romênia x Grã-Bretanha pela Fed Cup

Leia abaixo o texto escrito por Serena Williams

Me decepciona saber que nós vivemos em uma sociedade onde pessoas como Ilie Nastase possam fazer tais comentários racistas contra mim mesma e minha criança que vai nascer, e os comentários sexistas contra minhas colegas.

Eu disse uma vez e direi outras vez, esse mundo chegou muito longe, mas nós ainda temos muito pela frente. Sim, nós quebramos muitas barreiras - no entanto, existe muitas outras por vir. Isso ou qualquer outra coisa não vai me impedir de espalhar amor, luz e positividade em qualquer coisa que eu faça. Continuarei a assumir uma liderança e me erguer pelo que é certo.

Eu não tenho medo, diferente de você. Você vê, não sou uma covarde.

Impressionante! Tenista britânica vence ponto com jogada espetacular

"Minha insolência te incomodou? Por que você está acossado de melancolia? Você talvez me acerte com suas palavras... você talvez tente me matar com seu ódio, mas assim como o ar, eu levanto".

Eu humildemente agradeço a ITR por qualquer consideração dada a todos os fatos nesse caso. Eles terão meu apoio total.

Serena