Messi, Neymar ou CR7: os números dizem quem é o melhor - a conclusão

Futlab, especial para a ESPN
ESPN.com.br
Messi, Neymar ou CR7: os números dizem quem é o melhor
Messi, Neymar ou CR7: os números dizem quem é o melhor 

No mais recente capítulo da disputa entre Messi e CR7 pelo posto de melhor do mundo, o argentino levou vantagem, fazendo dois belos gols e decretando, no último minuto, a vitória do Barcelona sobre Real Madrid por 3 x 2 no Santiago Bernabéu. Vamos agora, finalmente, responder à pergunta sobre o melhor do mundo.

Vale lembrar que o FutLab se baseia apenas e tão somente na objetividade dos números.

Na Parte 1, analisamos as habilidades quanto a gols e finalização. Na parte 2, a participação no jogo. Nos dois gráficos abaixo consolidamos essas análises, deixando visível semelhanças e diferenças entre os três. Quanto mais próximo das bordas, mais perto o jogador está dos melhores do campeonato no critério determinado.

Para diversas estatísticas, fica difícil distinguir entre o ranking de Messi e de Cristiano Ronaldo. Eles estão praticamente empatados em critérios de gols por jogo (tanto assistidos como não assistidos), dentro e fora da área. A maior diferença entre os dois está na eficiência das finalizações: Messi é um pouco melhor em chutes de fora da área, e Cristiano Ronaldo é mais eficiente dentro da área.

Já Neymar, nesta avaliação, ficou bem para trás. Destaca-se mais em gols assistidos do que criados em jogadas próprias, mas mesmo assim fica um pouco atrás de seus concorrentes. Seu principal destaque negativo, porém, fica na eficiência de suas finalizações, encontrando-se não apenas atrás de Messi e Cristiano Ronaldo, mas de quase todos os atacantes da Liga no período.

Mas fazer gols é apenas uma parte da história. Abaixo temos as mesmas análises, porém para critérios relacionados a presença de campo, criação de jogadas, dribles e ajuda na marcação.

Temos aqui que os dois melhores jogadores, muito próximos entre si, são Messi e Neymar. Ambos participam muito mais do jogo que Cristiano Ronaldo, criam mais chances para seus times, passam melhor (em especial Messi), tentam mais dribles e com mais sucesso.

Assista aos melhores momentos da vitória do Barcelona sobre o Real Madrid por 3 a 2!

A resposta vai ficando clara. Comparar Neymar e Cristiano Ronaldo depende mais do que você procura: Cristiano Ronaldo é um atacante finalizador superior, enquanto Neymar participa mais e melhor dos jogos. Já o primeiro colocado... Messi é como se fosse uma mistura das melhores características de seus dois rivais: tão bom em matéria de gols quanto Cristiano Ronaldo, e tão importante na participação nos jogos quanto Neymar. Vamos aproveitar a genialidade de Messi enquanto durar!