Jogaço! Ex-Bahia brilha, mas Lyon elimina Besiktas nos pênaltis e vai à semifinal da Europa League

ESPN.com.br
Europa League: Gols de Besiktas 2 (6) x (7) 1 Lyon

Teve show brasileiro, mas não foi suficiente. Nesta quinta-feira, o Besiktas contou com grande atuação de Anderson Talisca, porém foi eliminado pelo Lyon nos pênaltis nas quartas de final da Europa League. No tempo normal, vitória turca por 2 a 1 na Vodafone Arena, em Istambul.


E foi um jogaço ao melhor estilo "lá e cá", cheio de chances perdidas. Nas cobranças da marca fatal, resultado de 7 a 6 para os visitantes. Tosic e Mitrovic perderam para os mandantes, enquanto Jallet errou para os franceses.

A cria do Bahia marcou dois gols, um deles com assistência do lateral brasileiro Adriano, ex-Barcelona. Os visitantes balançaram as redes com Lacazette.

A partida de ida, na França, havia terminado com vitória do Lyon por 2 a 1.

Os confrontos das semifinais serão definidos em sorteio na manhã desta sexta-feira. O duelo de ida será no dia 4 de maio, ao passo que o de volta ocorrerá em 11 de maio.

A primeira partida entre Lyon e Besiktas, por sinal, causou uma punição com multa salgada aos clubes. Após briga nas arquibancadas, cada equipe teve de pagar 100 mil euros (R$ 335 mil), além de estarem de "sobreaviso". Se confusões de torcida se repetirem nos próximos dois anos, eles estarão suspensos de competições europeias.

  • Talisca brilha e Lacazette responde

Aos 26 minutos, o time turco abriu o placar. Em cobrança ensaiada de escanteio, Talisca recebeu passe na área, girou e chutou rasteiro, cruzado, vencendo o goleiro Anthony Lopes.

Aos 34, os franceses empataram com um golaço. Gonalons tabelou com Lacazette e deixou o atacante em condições de marcar com um lindo passe por elevação. O camisa dez finalizou com categoria, por cobertura, deixando tudo igual no marcador.

E o Lyon quase virou aos 40. Lacazette aproveitou uma "casquinha" de cabeça, invadiu a área e chutou na trave. Um minuto depois, Talisca respondeu com batida de fora da área que assustou o goleiro visitante.

Ozan Kose/AFP/Getty Images
Talisca abriu o placar diante do Lyon pela Europa League
Talisca abriu o placar diante do Lyon pela Europa League

No segundo tempo, o Besiktas pressionou. Aos oito, Talisca quase fez em chute de fora da área. Dois minutos depois, Tosun obrigou grande defesa de Anthony Lopes com uma cabeçada.

Aos 12, porém, o ex-Bahia brilhou novamente. O brasileiro Adriano, ex-Barcelona, cruzou e Talisca cabeceou para empatar o confronto no placar agregado.

Lacazette teve a chance de recolocar o Lyon no comando, mas finalizou em cima de Fabri, quando estava cara a cara com o goleiro.

O duelo seguiu muito animado e com grandes oportunidades dos dois lados. Quaresma colocou bola na trave aos 39. Aos 45, o camisa 10 do Lyon também chutou bola no poste, perdendo outro gol na cara do goleiro Fabri. O árbitro apitou o fim do tempo regulamentar com o placar agregado apontando 3 a 3.

Tempo real: INCRÍVEL! Lacazette carrega sozinho e perde gol da classificação
  • Prorrogação de boas chances

O tempo extra foi jogado em ritmo menor em relação ao "lá e cá" dos 90 minutos. Próximo do fim da primeira etapa, Quaresma recuperou bola no ataque e serviu Talisca. Da marca do pênalti, o brasileiro bateu para fora e desperdiçou sua melhor chance na prorrogação.

Tempo real: PERDEU! Talisca recebe cruzamento e, de frente para o gol, perde chance incrível

Aos seis da segunda etapa, Morel foi ao fundo e cruzou rasteiro para Tolisso, que completou em direção ao gol. Fabri se jogou na bola e salvou o Besiktas com uma defesa monstruosa.

Tempo real: IMPRESSIONANTE! Fabri faz defesa monstruosa e salva o Besiktas

A partida terminou mesmo com vitória por 2 a 1 para os mandantes. A decisão foi para os pênaltis, onde os visitantes levaram a melhor.

O próximo compromisso do Lyon é neste domingo, às 16h, quando enfrenta o líder Monaco pelo Campeonato Francês com transmissão da ESPN Brasil e do WatchESPN. O Besiktas, por sua vez, volta a campo nesta segunda-feira, quando enfrenta o Adanaspor pelo Campeonato Turco.