Monaco vence Dortmund de novo e vai à semi da Champions pela 4ª vez na história

ESPN.com.br
Getty
Monaco venceu o Dortmund novamente e avançou à semifinal da Champions
Monaco venceu o Dortmund novamente e avançou à semifinal da Champions

Depois de ter vencido na Alemanha por 3 a 2, o Monaco confirmou a classificação à semifinal da Uefa Champions League com nova vitória sobre o Borussia Dortmund: 3 a 1. Kylian Mbappé, Radamel Falcao e Valere Germain marcaram para os mandantes no Stade Louis II, enquanto Marco Reus descontou para os alemães em um jogo bastante intenso.

Com a classificação, a equipe francesa alcançou a semifinal do principal torneio de clubes da Europa pela quarta vez em sua história. Conseguira também em 1994, 1998 e 2004, ocasião em que foi vice-campeã. O seu adversário na próxima fase será conhecido em sorteio na sexta-feira, às 7h (de Brasília). Real Madrid, Atlético de Madri e Juventus são os outros classificados.

A partida no principado ainda contou com um espectador especial. Recuperando-se de fratura no punho direito, Marc Bartra, do Dortmund, foi ao estádio acompanhar seus companheiros. O espanhol foi o único ferido do elenco alemão no ataque ao ônibus da delegação na semana passada.

Antes de a bola rolar, houve uma bela prova de união das duas torcidas, que criaram um vínculo afetivo depois do ocorrido em Dortmund. Se torcedores do Dortmund hospedaram franceses depois do adiamento do jogo de ida de terça para quarta, desta vez a gentileza veio do Monaco, que colocou "You'll Never Walk Alone" no estádio e que foi cantada pelos fãs de ambos os times. Vale lembrar que a música é sempre tocada no estádio do time alemão minutos antes do apito inicial.

Agora, as duas equipes voltarão a campo no final de semana por seus respectivos campeonatos nacionais. Enquanto o Dortmund visitará o Borussia Mönchengladbach no sábado, às 13h30, o Monaco enfrentará o Lyon, também fora de casa, às 16h15 de domingo.

Getty
Bartra acompanhou a partida in loco
Bartra acompanhou a partida in loco
  • Gol cedo e eficiência francesa
Getty
Mbappé abriu o placar logo aos 3min de bola rolando
Mbappé abriu o placar logo aos 3min de bola rolando

O jogo começou com tudo, e o time da casa abriu o placar logo aos 3min. Mendy avançou com liberdade, soltou uma pancada, e o goleiro Bürki foi mal ao rebater para o meio da área. Mbappé aproveitou a sobra e estufou a rede.

Em meio a um cenário agitado, com as duas equipes criando, Sahin acertou a trave com uma cobrança de falta da entrada da área no ângulo aos 14min.

O jogo era muito intenso, e um novo gol parecia questão de pouco tempo. E foi. Aos 17min, Lemar recebeu de Mbappé e levantou da esquerda na medida para Falcao, que não foi acompanhado de perto por Ginter, e cabeceou firme para o fundo da rede.

Com o Monaco em um ritmo mais acelerado e dominando a partida, o técnico Thomas Tuchel mexeu logo aos 27min, colocando Dembélé na vaga de Durm. Os aurinegros até conseguiram melhorar com a mudança, mas exageravam dos levantamentos na área e pouco assustaram os donos da casa até o intervalo.

  • Dortmund esboça reação. Só esboça
Getty
Reus cumprimenta Dembélé após marcar
Reus cumprimenta Dembélé após marcar

Na volta para a etapa final, Tuchel mudou de novo ao colocar Schmelzer no lugar de Sahin, e os alemães esboçaram uma reação logo aos 3min. Dembélé fez bela jogada individual pela direita e tocou rasteiro para Reus finalizar de primeira dentro da área e estufar a rede.

O Dortmund cresceu na partida e dominou até por volta dos 20min, quando o Monaco passou a equilibrar e quase marcou com Falcao, que recebeu completamente livre, limpou Ginter e finalizou colocado por cima da meta.

O jogo ficou completamente aberto, com as duas equipes criando chances de gol. Neste cenário, o Monaco conseguiu aproveitar os espaços cedidos pelo adversário e fechou a conta aos 36min. Lemar cruzou para Germain completamente livre, e o atacante, que entrara segundos antes na vaga de Mbappé, mandou à rede.

ESPN.com.br
Mbappé - Cara do jogo
Kylian Mbappé marcou e brilhou na vitória do Monaco sobre o Dortmund

FICHA TÉCNICA
MONACO 3 x 1 BORUSSIA DORTMUND

Local: Estádio Louis II, Monaco, França
Data: 19 de abril de 2017, quarta-feira
Horário: 15h45 (Brasília)
Árbitro: Damir Skomina (SVN)
Assistentes: Jure Praprotnik (SVN) e Robert Vukan (SVN)

Gols: MONACO: Mbappé, aos três, e Falcao, aos 17 minutos do primeiro tempo, e Germain, aos 36 do segundo tempo
BORUSSIA DORTMUND: Reus, aos três do segundo tempo.

MONACO: Subasic; Toure, Glik, Jemerson e Mendy; Bakayoko, João Moutinho, Bernardo Silva e Lemar; Mbappé (Germain) e Falcao (Dirar). Técnico: Leonardo Jardim

BORUSSIA DORTMUND: Bürki; Piszczek, Sokratis e Ginter; Durm (Dembélé), Weigl, Sahin (Schmelzer) e Guerreiro (Pulisic); Kagawa e Reus; Aubameyang. Técnico: Thomas Tuchel