David Neres entra no fim, e Ajax abre vantagem na Liga Europa; espanhóis também vencem

ESPN.com.br
Ajax vence Schalke 04 por 2 x 0 e abre vantagem nas quartas da Europa League

O Ajax não precisou de sua contratação mais cara para a temporada para abrir boa vantagem nas quartas de final da Liga Europa. Nesta quinta-feira, com o brasileiro David Neres por apenas 16 minutos, a equipe holandesa venceu o Schalke 04, por 2 a 0, e pode até perder na Alemanha para se classificar.

Contratado por 12 milhões de euros (pouco mais de R$ 40 milhões) - podendo custar até 15 milhões de euros (R$ 50 milhões) atingindo metas -, o ex-são-paulino começou no banco e entrou já 29 minutos da segunda etapa. O placar já apontava 2 a 0 para o Ajax, com dois gols do meia Davy Klaassen.

Neres - que já marcou duas vezes com a camisa do time holandês, nos dois jogos em que foi titular até aqui - teve pouco tempo para ameaçar o Schalke e viu o goleiro alemão Ralf Fahrmann cortar o único cruzamento em sua direção que poderia virar uma boa chance de gol.

O astro da vitória foi mesmo o camisa 10 Klaassen, que abriu o marcador aos 23 minutos de partida, em cobrança de pênalti, e definiu o resultado na segunda etapa, logo aos sete, após assistência de Justin Kluivert - de apenas 17 anos e filho do astro holandês Patrick Kluivert, ex-Ajax, Barcelona e seleção.

Com o resultado, o Ajax pode até perder por um gol de diferença na Alemanha, na próxima quinta-feira, que ainda assim estará nas semifinais da Liga Europa. O Schalke precisa, ao menos, devolver os 2 a 0 para levar a decisão para os pênaltis ou conseguir três gols de margem para avançar direto.

Antes do jogo de volta, os holandeses tem compromisso contra o Heerenveen no domingo, pela Eredivisie, torneio em que é vice-líder; enquanto o Schalke visita o Darmstadt 98 pelo Alemão.

Celta vacila, mas vence - Em outra partida das quartas de final nesta quinta, o Celta de Vigo teve tudo para encaminhar a classificação no estádio de Balaidos, na Espanha, mas acabou cedendo dois gols e venceu o Genk, da Bélgica, por "apenas" 3 a 2 - o jogo de volta também acontece na próxima semana.

Celta de Vigo vence Genk por 3 a 2 em casa pela Europa League; confronto está aberto

Os visitantes até abriram o placar, aos 10 minutos, com Boetius, mas o Celta virou para 3 a 1, encaminhando a vaga, com gols de Sisto, Iago Aspas e Guidetti. O Genk, porém, diminuiu o prejuízo com Buffel.