Ibra quase foi para o Valencia em 2003. Faltou 1 milhão de euros...

ESPN.com.br
Getty
Ibrahimovic, quando jogava pelo Ajax
Ibrahimovic, quando jogava pelo Ajax

Em 2003, Zlatan Ibrahimovic era um promissor jovem de 22 anos, fã de Ronaldo Fenômeno e que atuava pelo Ajax, da Holanda.

Na época, o sueco já despertara o interesse de muitos clubes do mundo, dentre eles, o Valência, que chegou a entrar em acordo com o atleta, mas não fechou negócio por um detalhe: uma diferença de um milhão de euros (hoje, cerca de R$3,4 mi).

Ao jornal espanhol Superdeporte, o protagonista da negociação pelo lado do clube espanhol (que preferiu não se identificar) contou a história."Nunca me esquecerei", conta.

"Estávamos jantando em um restaurante em Malvarrosa (na Espanha) e me lembro que (Jesús) García Pitarch (então presidente do time espanhol) me chamava no telefone o tempo todo. Eu negociava em nome do Valência, porque tinha uma relação muito boa com o agente do Zlatan. Queria que a negociação se encerrasse porque chegou um momento, com tudo certo com o jogador, que faltava só o acordo com o clube holandês."

Nova novela na Inglaterra tem nome, sobrenome e muito gabarito: Ibra fica ou não no United?

Mas foi então, quando tudo aparentava caminhar para um aperto de mãos que veio o entrave.

"Suso (como Pitarch é apelidado) me ligou e disse: ‘11 milhões de euros, não posso dar mais, não temos mais, precisamos fechar em 11 milhões'. Nesse momento eu achei que a negociação poderia acontecer, estávamos mais perto do que nunca. O agente de Zlatan voltou a ligar para o Ajax, mas foi impossível, os holandeses se negaram a baixar dos 12 milhões. Era isso ou nada."

E foi nada.

Getty
Pela Juventus, Ibra marcou apenas 26 gols em 92 partidas
Pela Juventus, Ibra marcou apenas 26 gols em 92 partidas

Apesar de já apresentar um futuro promissor, na época ninguém imaginaria quão longe Ibrahimovic chegaria. Na temporada 2003/2004 o sueco marcou apenas 13 gols em suas 22 partidas pelo Ajax e, no ano seguinte, foi vendido para a Juventus, da Itália, por 15 milhões de euros.

Depois da Juventus, já passou por Inter de Milão, Barcelona, Milan, PSG e hoje está no Manchester United. Desde sua saída do Ajax, Zlatan já foi campeão italiano quatro vezes, francês outras quatro, além de ter vencido as copas na França, na Itália, na Espanha e na Inglaterra.

No Brasil pela 1ª vez, taça da Premier League passará pelos canais ESPN em abril

Hoje, aos 35 anos, ele tem impressionantes 479 gols em 833 partidas na carreira (média de 0,58 tentos por jogo) e chegou a ser vendido por 69,5 milhões de euros, quase seis vezes mais que os 12 milhões que o Valência não pagou ao Ajax, 14 anos atrás.