BPL: Torneio mais democrático do LoL tem clubes do CBLoL e transmissão dos canais ESPN

Roque Marques/ESPN.com.br
ESL Brasil / Reprodução
Terceira temporada da ESL Brasil Premier League será transmitida nos canais ESPN
Terceira temporada da BPL, com LoL, Counter-Strike e Clash Royale será transmitida nos canais ESPN

O League of Legends finalmente chegou a tela dos canais ESPN. Nesta quarta-feira (22) estreia a terceira temporada da ESL Brasil Premier League, o torneio mais democrático de LoL do Brasil, e oito equipes se reúnem para a disputa. Entre as participantes, destacam-se três escalações de clubes que disputaram a última etapa do CBLoL.

A democracia da competição se dá nas qualificatórias. Nenhuma equipe foi convidada e chegaram a disputa após conseguir a classificação na última edição ou nas qualificatórias online, que aconteceram no mês passado.

Os clubes do CBLoL na disputa são CNB Infinity, Brave Academy e OPKdemy, times de desenvolvimento de CNB, Remo Brave e Operation Kino, que participaram da última etapa da competição de elite do cenário brasileiro. No CBLoL, porém, o trio não se deu bem. A CNB ficou de fora dos playoffs, enquanto Brave e OPK terminaram rebaixadas para o Circuito Desafiante.

Em contato com a ESPN eSports, Daniel "blury" Sarkovas, suporte da Brave Academy, falou sobre a expectativa de jogar a BPL. "Acho legal que a televisão percebeu o potencial do esporte eletrônico e a velocidade que ele vem crescendo. Vai ser fantástico poder jogar e saber que agora o jogo vai ficar mais acessível pra quem gosta de assistir na televisão", contou o jogador.

Pedro "Galfone" Ramos, topo da CNB Infinity, falou que a competição é "uma oportunidade de ouro". "Principalmente porque o nosso time tem jogadores que não aparecem o ano inteiro, pois são reservas do time principal da CNB. É a hora de mostrar um ano todo de treinamento", afirmou Galfone.

Operation Kino
Operation Kino foi campeã da segunda temporada e nesta edição entrará com time reserva
Operation Kino foi campeã da segunda temporada e nesta edição entrará com time reserva

"Para mim é algo inimaginável", contou Guilherme "Atlanta1" Melo, meio da OPKdemy. "Eu sempre assistia TV e nunca imaginei que um dia jogos seriam transmitidos. Pensar que um jogo que eu vou competir vai passar na TV é simplesmente uma experiência de outro mundo e eu com certeza vou aproveitar cada segundo. Outro ponto importante é saber que todos da família podem acompanhar o meu trabalho e até mudar a visão sobre os esportes eletrônicos", completou o jogador.

Além das três grandes organizações do CBLoL, outras cinco equipes estarão na disputa: IronHawks, Sons of Tzu Gaming, Team Classe A, Hollow Heroes e Xaubras Gaming. Entre essas, o destaque fica para a IronHawks, que foi quarta colocada na edição do ano passado e também participou do último Circuito Desafiante.

A BPL terá sete rodadas e acontece entre os dias 22 de março e 3 de maio. Todas as oito equipes se enfrentam em turno único e as quatro melhores avançam para as semifinais, que terão as datas reveladas posteriormente.

Estreia na TV e jogos da primeira rodada

A partida de estreia da BPL de LoL no ESPN+ acontece nesta quarta-feira (22). Semanalmente, o primeiro confronto de cada rodada será televisionado, sempre na quarta-feira, às 18h. Os confrontos seguintes serão transmitidos nos canais da ESL Brasil, pela internet.

O primeiro jogo que vai ao ar é o duelo entre a Classe A e a Sons of Tzu, que conta com a dupla Luis "Deoxys" Gustavo e Jonathan "mascot" Paiva, que foram reservas da Keyd Stars em 2015.

Confira a tabela da primeira rodada: