Árbitro é banido do futebol por manipular resultado de África do Sul x Senegal, pelas eliminatórias

EFE
Joern Pollex/FIFA via Getty Images
Joseph Lamptey Honduras Coreia do Sul Futebol Rio 2016 13/08/2016
Árbitro Joseph Lamptey atuou nos últimos Jogos Olímpicos

A Comissão Disciplinar da Fifa baniu o árbitro Joseph Odartei Lamptey do futebol por ter concluído que o ganês influenciou no resultado do jogo entre África do Sul e Senegal, disputado em 12 de novembro do ano passado, pelas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018.

Segundo comunicado emitido pela Fifa, o árbitro foi declarado culpado de infringir o artigo 6, parágrafo 1, do Código Disciplinar - influenciar nos resultados transgredindo a ética.

Sua inabilitação o impedirá para sempre de participar de qualquer atividade relacionada com o futebol nos âmbitos nacional e internacional.

Após a disputa do jogo, em que a África do Sul venceu 2 a 1, a Federação Senegalesa pediu à CAF (Confederação Africana de Futebol) e à Fifa que investigassem a a atuação de Lamptey.

"Ele adotou decisões escandalosas a favor da seleção sul-africana", denunciaram os dirigentes senegaleses, que citaram pênaltis duvidosos e várias faltas não marcadas.

A CAF examinou o caso, e sua Comissão de Árbitros optou por suspender o ganês por três anos, o que o impediu de participar da Copa Africana de Nações, disputada em janeiro e fevereiro no Gabão.

No entanto, a Fifa anunciou uma punição maior, além de ter refutado as acusações contra outro árbitro de Gana, David Lionheart Nii Lartey Laryea.