Defesa sólida e ataque eficiente: Palmeiras vai de questionado à melhor campanha do Paulista

ESPN.com.br
Getty
Palmeiras venceu mais um clássico
Palmeiras venceu mais um clássico

Há 34 dias, a torcida do Palmeiras já havia gritado "Ô Eduardo, presta atenção. Essa torcida quer gritar ‘É campeão!'" no segundo jogo do time no Allianz Parque no ano, que terminou com uma vitória suada contra o São Bernardo. As críticas foram maiores ainda após a derrota no clássico contra o Corinthians, onde o Palmeiras ficou com um homem a mais em campo durante a maioria do jogo.

Passado o primeiro "teste de fogo" do Palmeiras na temporada - numa sequência de cinco jogos em 16 dias, sendo dois clássicos -, o saldo do time alviverde é positivo.

Eduardo Baptista cita frieza de Felipe Melo e elogia: 'Dá equilíbrio ao time'

Acima de tudo, o clube já se classificou para o mata-mata do Campeonato Paulista após vencer o Santos na Vila Belmiro no último domingo. Tal triunfo também deu ao Palmeiras a melhor campanha do Estadual no momento.

Sálvio aponta gol legal do Santos e analisa pênalti reclamado pelo Palmeiras

Fora isso, o Palmeiras tem o segundo melhor ataque da competição (19 gols) e a melhor defesa (5 gols).

Desde a derrota sofrida para o Corinthians, são seis jogos na temporada, com cinco triunfos e um empate. Nessas vitórias estão os convincentes 4 a 1 na Ferroviária, 3 a 1 no Red Bull, 2 a 1 no Santos na Vila e os 3 a 0 no São Paulo no Allianz.

Os dois resultados mais questionáveis do Palmeiras no período foram os da Libertadores, onde abriu a sua campanha empatando em 1 a 1 contra o Atlético Tucumán na Argentina, e venceu o Jorge Wilstermann por 1 a 0 - com gol aos 51 minutos do segundo tempo - no Allianz.

"É um passo importante. Traçamos um plano e cumprimos. Tem muitos planos a serem traçados e atingidos. Era uma sequência difícil, achavam que poderíamos ter dificuldade. Tivemos, conseguimos passar com equilíbrio. Tomamos gols, contra alguns que iam agredir a gente, como São Paulo e Santos, outros iam esperar. É início de trabalho, temos mais três rodadas do Campeonato Paulista para ir maturando essa equipe e ir dando experiência, vamos precisar de todos na reta final", disse Baptista, na coletiva após a vitória na Vila.

Assista aos gols da vitória do Palmeiras sobre o Santos por 2 a 1!

Neste período de seis jogos invicto, o Palmeiras sofreu quatro gols, mas marcou 14 nos adversários.

"Ter elenco para brigar por tudo não te garante ganhar tudo. Precisa de elenco trabalhando. Vim da Ponte e perguntavam como lidaria com elenco, e lido com todos recebendo oportunidade. Vamos dar oportunidade para todos, para quem estiver em melhor momento. O planejamento merece parabéns. Poder contar com seu grupo é muito bom. Agora vamos buscar a melhor campanha, para decidir todos os jogos em casa, e entrar em abril sólido, com elenco rodado, à disposição. Conseguimos bons resultados, mas, já já, zera tudo e temos de buscar tudo de novo", analisou.