Triple-double: Westbrook perseguindo a história e as chances de um feito 'impossível'

ESPN.com.br*
Getty
Westbrook e sua caça ao feito que só aconteceu uma vez na história da NBA
Westbrook e sua caça ao feito que só aconteceu uma vez na história da NBA

A pergunta que não quer calar: Russell Westbrook conseguirá encerrar a temporada com um triple-double (dois dígitos em três fundamentos) de média? Em 1961-1962, Oscar Robertson se tornou o único jogador da história da NBA a conseguir tal feito, ao registrar, naquela temporada, 41 dos 181 triple-doubles de sua carreira.

Westbrook aumentou as chances de repetir a impossível marca de Big O ao dar 16 assistências na vitória do Oklahoma City Thunder sobre o Toronto Raptors, na última quinta-feira.

A perseguição de Westbrook atrás da marca segue implacável. Abaixo, um mapa do que pode acontecer ou como o craque pode alcançar o feito até então inimaginável:

  • Quais são as chances?

Hoje, esse é o número mágico, de acordo com projeção de Kevin Pelton, do ESPN Insider, que criou uma fórmula matemática para calcular as chances do feito.

De diferentes ângulos, veja o passe surreal de Russell Westbrook contra os Raptors
  • O que ele precisa fazer?

Westbrook necessita de 41 triple-doubles na temporada para igualar a marca de Robertson em 1961-1962. Ele tem 34 triple-doubles em 68 jogos, com 14 partidas faltando para o fim da temporada. A projeção de Kelvin Pelton mostra que a curva ascendente não é tão absurda de ser conquistada:

Westbrook x Harden, quem é melhor? Análise no 'NBA Countdown Brasil'
  • Os triple-doubles de Westbrook significam vitória?

Quando Westbrook registra um triple-double, a tendência é que o Thunder vença. As porcentagens mostram que o City se beneficia quando Russ consegue ser Russ:

Westbrook, Griffin, Wade e mais: veja as melhores enterradas de fevereiro na NBA
  • Comparando Westbrook e Robertson

Veja as medias de Westbrook em 2016-2017 em comparação aos números de Robertson em 1961-1962:

Ninguém parou! Westbrook anota 58 pontos e consegue melhor marca da carreira

*Informações Elias Sports Bureau foram usadas na comparação Westbrook versus Robertson. As estatísticas são referentes até 16 de março. A reportagem original, em inglês, pode ser lida em “Triple-double tracker: Russell Westbrook chasing history”.