Conheça 'Nainggolaço', o meia que fuma, joga 'até arrebentado', odeia a Juventus e só faz gol bonito

Francisco De Laurentiis e Vladimir Bianchini, do ESPN.com.br
Luciano Rossi/AS Roma via Getty Images
Nainggolan Treino Roma 15/02/2017
Nainggolan é chamado de 'Ninja' pelos colegas de Roma, graças aos olhos puxados

Nesta quarta-feira, Roma e Lazio se enfrentam pelo jogo de ida da semifinal da Copa da Itália, às 16h45 (de Brasília), com transmissão ao vivo e exclusiva da ESPN Brasil e do WatchESPN. E uma das esperanças da equipe giallorossa para sair na frente do grande rival é um meia que está jogando o fino da bola: o belga Radja Nainggolan, de 28 anos.

Nascido na Antuérpia, ele foi abandonado pelo pai, um imigrante indonésio, ainda criança. Foi criado sozinho pela mãe, Lizy, que trabalhava em dois empregos para sustentar cinco filhos: quatro garotos e uma menina, Riana, que é gêmea de Radja, também é jogadora de futebol e defende o mesmo clube que o irmão: a Roma.

A infância difícil em um bairro de imigrantes formou sua personalidade complicada. Ele é conhecido por ser meio maluco e raramente levar desaforo para casa nas partidas.

Nainggolan começou a jogar pelo Germinal Beerschot, da Bélgica, e foi em seguida para a base do Piacenza, da Itália, time pelo qual se profissionalizou. Em 2010, ele conseguiu uma transferência para o time que transformaria sua vida, o Cagliari, também da Itália. Na mesma época, porém, sua mãe morreu, após longa luta contra um câncer no pulmão.

FILIPPO MONTEFORTE/AFP/Getty Images
Nainggolan Lamenta Roma Porto Champions 23/08/2016
Nainggolan e algumas de suas várias tatuagens: sinais de uma vida complicada

Hoje, Radja tem tatuadas nas costas as asas de um anjo. Na esquerda, está a data de nascimento e, na da direita, a data de falecimento da mãe que batalhou para lhe formar.

"Ela trabalhava muito duro para dar todo o apoio que eu e meus irmãos precisávamos, e também para tentar amenizar os danos deixados por meu pai", contou o meio-campista, em entrevista em junho do ano passado - Lizy morreu quando ele tinha apenas 20 anos.

Matteo Ciambelli/Getty Images
Nainggolan Comemora Gol Roma Fiorentina Campeonato Italiano 07/02/2017
Nainggolan comemora golaço pela Roma

"Eu sinto falta dela todos os dias. O que mais lamento é ela não estar mais aqui para ver o que me tornei", lamentou o atleta, que hoje defende a seleção da Bélgica e é um dos capitães da Roma, que o contratou em 2014 após quatro ótimas temporadas pelo Caglari, por 15 milhões de euros (cerca de R$ 49,5 milhões, na cotação atual).

Pelo time da capital italiana, ele sempre foi titular absoluto e já acumula 145 partidas, com 25 gols marcados até agora, além de ter feito parte da seleção do Campeonato Italiano em duas temporadas seguidas: 2014/15 e 2015/16.

O que mais impressiona sobre seus gols, aliás, é que quase sempre são muito bonitos, geralmente com chutes espetaculares de fora da área - até mesmo da intermediária ou do meio-campo. Não à toa, ele ganhou o apelido de Nainggolazo, ou "Nainggolaço", no Brasil.

Atualmente, ele é um dos atletas mais idolatrados pela torcida da Roma, ao lado de Francesco Totti e Danielle De Rossi. O amor pelo belga aumentou ainda mais recentemente, depois que ele declarou ter "ódio" à Juventus, atual pentacampeã italiana e time que domina o Calcio atualmente, com enorme diferença financeira para o restante.

GOLAÇO da ROMA! Nainggolan corta para o meio e solta bomba para abrir o placar

"Eu recusei ofertas importantes, eu poderia ter ido, mas eu sou contra a Juventus desde que eu nasci. Mesmo quando eu estava no Cagliari odiava a Juventus", bradou o atleta, que foi assediado pelo Chelsea na última janela de transferências - mas, ao contrário do ex-colega Miralem Pjanic, não trocou a Roma após receber uma proposta vantajosa.

"Eu 'dava meus culhões' para ganhar deles com o Cagliari. Jogando no estádio deles, nunca perdi pelo Cagliari. Eu os odeio, porque eles sempre ganham com um pênalti ou uma falta", disparou o meia.

Nainggolan também explicou o motivo de ter ido para a Roma e ainda prometeu aos torcedores um título nesta temporada e uma vitória no Derby della Capitale nas semifinais da Copa da Itália, que terá as duas partidas disputadas no famoso Estádio Olímpico.

"Eu vim para a Roma porque eu queria ganhar alguma coisa contra a Juventus. Se não ganhar o scudetto, nós ganhamos a Copa da Itália, eu te digo isso. Contra o Lazio nas semifinais, vamos vencer as duas partidas", garantiu. A prova é nesta quarta, às 16h45.

MARCO BERTORELLO/AFP/Getty Images
Nainggolan Roma Juventus Campeonato Italiano 17/12/2016
Nainggolan declarou explicitamente seu ódio à Juventus

  • 'Deus da raça', ele joga até lesionado

Se De Rossi é um exemplo de vontade na Roma, Nainggolan não fica muito atrás. Segundo colegas, ele não deixa o campo nem quando se lesiona. Um verdadeiro "Deus da raça".

"É um cara que tem muita força dentro de campo e corre o tempo todo. Eu me lembro de um jogo contra a Juventus que ele teve um estiramento na panturrilha e continuou correndo como um louco", conta o zagueiro Juan Jesus, parceiro de time do belga.

"No segundo tempo, parecia que não tinha nada. É um guerreiro mesmo, dá a vida em campo mesmo cansado ou com dor. Para ele, não importa nada", completa o beque.

GOL DA ROMA! Nainggolan arrisca de longe e aumenta para a Roma

Juan chegou recentemente à Roma, e foi testemunha ocular do crescimento de Radja neste temporada. Em 2016/17, ele tem 12 gols em 37 partidas, média de 0,32 por jogo.

É quase o mesmo tanto que ele somou em suas outras três temporadas pelo time: 13, só que em 108 partidas, o que dava média de 0,12. Ou seja, a média quase triplicou.

Claudio Pasquazi/Getty Images
Nainggolan Comemora Gol Roma Fiorentina Campeonato Italiano 07/02/2017
Nainggolan era volante, mas virou meia

De acordo com o defensor brasileiro, isso se deve à mudança de posicionamento promovida pelo experiente técnico Luciano Spalletti, que transformou Nainggolan de volante em meia.

"Ele é um cara fantástico, que tem todas as qualidades de um meio-campista completo. E ele tem demonstrado isso jogo a jogo, tanto é que sempre jogou de volante, mas o professor o colocou como meia, ficando mais perto do gol", dissertou Juan Jesus.

"Agora, ele joga perto dos atacantes e tem feito a diferença nos jogos, sendo fundamental para nosso time", acrescentou o ex-atleta do Internacional e da Inter de Milão.

Sua subida de produção também fez outros jogadores da Roma passarem a atuar melhor. Um dos casos mais emblemáticos é o do centroavante Dzeko, que, após uma temporada 2015/16 com momentos sofríveis, já acumula 29 gols em 36 jogos nesta temporada.

Quarta, 17h45, acompanhe Lazio x Roma na ESPN Brasil e no WatchESPN, pela Copa Itália
  • O rei do golaço

Nenhum jogador faz tantos golaços na Europa atualmente quanto Radja Nainggolan.

Getty Images
Nainggolan Roma
Nainggolan celebra após marcar pela Roma

Na última rodada da Serie A, por exemplo, ele simplesmente demoliu a Inter de Milão, que vinha em grande fase, com dois lindos chutes de fora da área. Mais duas pinturas para sua conta na ótima temporada pessoal.

E se você acha que essa precisão nos chutes é obra do acaso ou um "dom divino", saiba que ele treina muito para acertar sempre a gaveta dos goleiros adversários.

"Quando a gente chega nos treinos da Roma, geralmente fica brincando de bobinho com a bola ou fazendo embaixandinhas. O Radja não. A brincadeira é de longe, quase do meio-campo, de onde ele começa a soltar umas 'bombas' para o gol", revela Juan Jesus.

"O pessoal fica se perguntando: 'Como o cara consegue chutar com essa força no aquecimento, antes de alongar?'. É cada 'porrada' que você não acredita (risos)!", cita.

GOL da Roma! Nainggolan acerta um belo chute de fora da área e amplia o placar

São muitos exemplos de gols absurdos do belga até agora no ano. Talvez o mais bonito deles tenha sido o de peito de pé, de fora da área, por cima do goleiro Puggioni, da Sampdoria, em 19 de janeiro, pela Copa da Itália. Sem dúvida, uma escolha complicada.

"Ele chuta bem demais. É um dom que ele tem e ainda aprimora bastante, com muito treino e dedicação. Não é à toa que a maioria dos gols dele sai em chutes de longe", exalta.

Seu nome, aliás, quer dizer "rei" em indonésio. Não à toa, ele é o "rei dos golaços".

  • Fumante e festeiro

Apesar de ser extremamente dedicado nos treinos e nos jogos da Roma, Nainggolan nunca escondeu de ninguém que gosta muito de duas coisas: baladas e cigarros.

Reprodução
Nainggolan Cigarro
Nainggolan foi filmado com pacote de cigarro

O meio-campista é fumante assumido e, durante a Eurocopa do ano passado, chegou até a ganhar um quarto separado dos colegas de seleção da Bélgica, para que eles ficassem longe de fumaça.

"É verdade que Radja fuma. É um hábito comum na França e na Itália. Se ele quiser um cigarro, não vou impedi-lo. Sou flexível quanto a isso. É o corpo dele e, enquanto ele estiver bem em campo, não é um problema para mim", disse à época Marc Wilmots, então treinador dos "Diabos Vermelhos" - ele pediu demissão após a queda na Euro-2016.

"Eu sempre peço um quarto com varanda para ele, para que ele não acione os alarmes de incêndio. Se eu o proibisse de fumar uns cinco ou seis cigarros por dia, acho que ele destruiria o quarto", completou o treinador, antes de dar conselhos ao atleta.

Getty
Nainggolan belgica eurocopa 2016 getty
Nainggolan com a Bélgica na Euro-2016

"É um problema dele, mas, se ele quiser jogar em alto nível até os 30, 35 anos, é algo em que ele precisa pensar", concluiu.

Juan Jesus segue a mesma linha de pensamento de Marc Wilmots sobre o amigo Nainggolan e os cigarros.

"Aqui na Itália é outra cultura. Creio que no Brasil isso (jogadores que fumam) é visto com muito preconceito. Já conheci muitos jogadores de alto nível que fuma. E se ele fuma ou não, é assunto dele. Não vejo problema nenhum", salienta.

"No Brasil, o jogador não pode nem tomar uma cerveja ou um vinho. Tudo tem hora certa pra fazer. O Nainggolan é extremamente profissional e corre demais. Se ele está demonstrando um grande futebol em campo, para mim é o que importa", afirma.

De primeira, Nainggolan manda bomba, encobre o goleiro e abre o placar com golaço

Além da paixão pelo cigarro, Nainggolan sempre falou abertamente sobre seu apreço pelas baladas. Nas férias, ele é frequentemente visto em Ibiza, a "Meca" da vida noturna.

"Não tenho vontade alguma de ficar em casa de noite, como aqueles que só pensam em futebol 24 horas por dia. Você tem que ir com calma, mas acredito ser possível aproveitar a vida e relaxar um pouco", ressaltou, em uuma entrevista à revista Rolling Stone.

O meia é casado com uma italiana, Claudia, que conheceu quando jogava no Cagliari, e tem duas filhas - que inclusive vão sempre ao estádio vê-lo jogar. Hoje, deu uma sossegada, apesar de seguir curtindo as festas e farras da Europa de vez em quando.

Getty Images
Nainggolan meia da seleção belga, pelo Cagliari
O jovem Nainggolan, ainda nos tempos de Cagliari, time em que jogou antes da Roma

"Ele evoluiu muito nos últimos anos. Quando jogamos juntos, ele ainda era muito jovem e precisava amadurecer em todos os aspectos, porque era moleque. Mas você vê que ele vem crescendo a cada dia", decreta o atacante Nenê, que atuou por quase quatro temporadas com Radja no Cagliari e hoje atua no Spezia, da 2ª divisão italiana.

"Ele colocou na cabeça dele que tem que jogar futebol, e por isso tem melhorado. Casou e tem duas filhas lindas, está muito focado. Quando eu jogava com ele já via que era um cara muito forte fisicamente e tecnicamente, e sabia que ele iria ser grande. Está se destacando muito e está de parabéns", elogia o brasileiro, ex-atleta do Cruzeiro.

Que vacilo! Nainggolan faz o mais difícil, dribla adversários, mas erra o alvo e perde um lindo gol

  • O 'ninja' que adora funk brasileiro

Na Itália, Nainggolan é conhecido como "Ninja", devido aos olhos puxados, característica de sua descendência indonésia. Segundo Nenê, apesar da relação ruim que o meio-campista tem com o pai que lhe abandonou na infância, ele sempre gostou da alcunha.

EFE/ANGELO CARCONI
Nainggolan Comemora Gol Roma Torino Campeonato Italiano 19/02/2017
Nainggolan é chamado de 'Ninja' pelos amigos

"Quando ele começou a se destacar, o pessoal colocou esse apelido nele, porque é praticamente um japonês (risos). E ele adora o estilo hip hop, usa aquelas roupas largas e chamativas. É um cara muito engraçado e muito querido por todos", relata.

Segundo Juan Jesus, Radja também é fã de funk brasileiro, e também ganhou um apelido dos "brazucas" da Roma depois que gostou de uma música apresentada a ele durante as famosas "resenhas" no vestiário.

'O dérvi vale o triplo', diz Spalletti; Inzaghi joga favoritismo para a Roma

"Ele é muito brincalhão e adora música brasileira. Sempre que o pessoal coloca um funk no vestiário ele pergunta: 'Que música é essa? Eu quero!' (risos). Ele curte nosso ritmo e a gente o chama de 'Yuri', porque tem um funk que fala assim no começo: 'E aí, Yuri? Coloca uma batida pra gente!'. Ele gostou tanto dessa que a gente o apelidou de Yuri", brinca.

E apesar da fama e do estrelato que alcançou recentemente, Radja não esquece as velhas amizades dos tempos em que ainda estava iniciando sua carreira no futebol italiano.

Gol da Roma! Nainggolan recebe de Pjanic e chuta cruzado para empatar

"Eu falei com ele há uns dias, porque uns amigos do Brasil estavam aqui na Itália e queriam ver Inter de Milão x Roma, aí ele me arrumou uns ingressou", contou Nenê.

"Eu agradeci e brinquei: 'Agora você vai ter que me arrumar ingresso sempre, porque te dei sorte(risos)'. Ainda tenho muito contato com ele, é um cara sensacional", finaliza.