Osorio se anima com possível união das Eliminatórias nas Américas

Gazeta Press
Miguel Tovar/LatinContent/Getty Images
Jaun Carlos Osorio durante jogo da seleção mexicana
Jaun Carlos Osorio durante jogo da seleção mexicana

A decisão da Fifa de aumentar o número de seleções participantes da Copa do Mundo de 32 para 48 a partir de 2026 gerou diversas especulações sobre possibilidades de formatos de torneios de classificação para o Mundial. O técnico da seleção mexicana, Juan Carlos Osorio, analisou uma destas ideias levantadas, que é uma junção das Eliminatórias da Concacaf com as Eliminatórias Sul-Americanas.

"Seria muito bom. Para mim seria extraordinário poder competir com as equipes sul-americanas porque são os melhores do mundo", declarou o treinador à ESPN.

Osorio afirmou que esta junção aumentaria o nível de competitividade entre os jogadores. "O simples fato de pensar em competir contra Brasil, Argentina, Colômbia, Chile, Uruguai, Paraguai, Peru e Equador acredito que melhoraria o nível dos jogadores, não somente os mexicanos, mas qualquer jogador que possa competir neste nível", afirmou.

O técnico Juan Carlos Osorio, que ficou conhecido no Brasil por ser treinador do São Paulo em 2015, está nos Estados Unidos, mais precisamente na cidade de Las Vegas, para promover um amistoso entre México e Islândia, que será realizado no próximo dia 08 de fevereiro.

Durante a coletiva de imprensa para apresentação do amistoso, o treinador foi questionado se aprovava a decisão da Fifa de aumentar o número de seleções participantes na Copa do Mundo. Osorio afirmou que não é a pessoa apropriada para analisar o assunto e que somente o tempo dirá se a medida terá sucesso. No entanto, o comandante admitiu que "a aprovação da Fifa obviamente não foi somente por razões esportivas", fazendo menção ao interesse financeiro no aumento do número de classificados para o Mundial.