Jornal: mal-estar com diretoria também motivou ausência do elenco do Barça no prêmio da Fifa

ESPN.com.br
Miquel Llop/NurPhoto via Getty Images
Suárez, Piqué e Messi durante treino do Barcelona
Suárez, Piqué e Messi durante treino do Barcelona

Uma das ausências mais sentidas no prêmio da Fifa foram a dos jogadores do Barcelona. Em comunicado oficial, o clube alegou que os atletas iriam priorizar a partida contra o Athletic Bilbao na próxima quarta-feira e, por isso, não se deslocariam até Zurique, na Suíça.

Mas este não foi o único motivo, de acordo com informações do jornal Sport. Segundo matéria assinada pelo repórter Javier Giraldo, o cerne da questão está na relação do elenco com a diretoria.

Gerard Piqué, Andrés Iniesta, Luis Suárez e Lionel Messi foram nomeados como membros do time do ano na premiação da Fifa - o argentino ainda concorria ao troféu de melhor da temporada. Eles, no entanto, decidiram de última hora não viajar e pegaram o clube de surpresa.

A decisão unilateral, sem consultar os dirigentes, foi tomada pelo elenco, entre outras razões, para mandar à cúpula do clube uma mensagem: os jogadores consideram que a diretoria não está defendendo o time com firmeza nas questões relacionadas à arbitragem. Para os atletas, os diretores não estão aparecendo para ampará-los.

A decisão de não viajar até a Suíça foi feita em cima da hora, durante o treino da manhã desta segunda-feira. O avião que iria transportá-los sairia às 12h30 locais.

Os jogadores comunicaram a decisão ao técnico Luis Enrique, que aceitou sem problemas, e ao clube. O fato causou um desconforto entre os dirigentes, ainda que os atletas tenham alegado motivos puramente esportivos para não ir à cerimônia: se disseram cansados após os últimos compromissos e que não estavam em um clima de festa.

Em vídeo, Iniesta explica ausência de jogadores do Barça em premiação da Fifa

No fim, o diretor de esportes profissionais do clube catalão, Alberto Soler, foi o encarregado de chamar o presidente da Fifa, Gianni Infantino, para avisar que os atletas do Barça não estariam no evento.