Herói improvável, Delbonis encerra 'zica' e dá primeiro título à Argentina na Copa Davis

ESPN.com.br
Maradona vai à loucura com 1º título da Argentina na história da Copa Davis; veja

Federico Delbonis. Conhece?

Pois ele se tornou, neste domingo, herói nacional na Argentina.

Na Arena Zagreb, o tenista de 26 anos ganhou do gigante Ivo Karlovic por 3 sets a 0 (6-3, 6-4 e 6-2) no quinto e decisivo jogo da final da Copa Davis contra a Croácia e garantiu o inédito título do campeonato entre países após quatro vices na história.

Delbonis, que perdeu para Marin Cilic na última sexta-feira, entrou em quadra após a vitória pra lá de impressionante de Juan Martín del Potro sobre o próprio Cilic, quando perdeu os dois primeiros sets e alcançou a virada em 4h53min.

Neutralizando o potente saque de Karlovic, Delbonis teve o controle da partida, para delírio dos torcedores argentinos que transformaram as arquibancadas na capital croata em uma "cancha", com os gritos impulsionados pela presença de Diego Maradona.

Del Potro exalta torcida na conquista histórica da Copa Davis: 'Essa paixão nos torna diferente de todos'

A Argentina, assim, conquista seu primeiro título em sua quinta final. A Croácia, que ganhou o título em 2005, amarga o vice na segunda decisão.

Ao todo, 15 países conquistaram o título. Além disso, esta foi a segunda vez na história do torneio que o campeão vence todos os confrontos fora de casa. A primeira vez aconteceu em 2001, com a França.