'Brasileiro', James Rodríguez é fã de Rivaldo e vê vídeos de Rivellino para aprender elástico

Leonardo Perri e Vladimir Bianchini, do ESPN.com.br
James Rodríguez aplica 'elásticaneta' humilhante durante treino do Real

James Rodríguez começou o ano de 2017 disposto a retomar a boa fase com a camisa do Real Madrid. Nesta quarta-feira, contra o Sevilla pela Copa do Rei, o meia anotou os dois gols da equipe e praticamente garantiu o time nas quartas de final da competição.

Talento qualidade e capacidade técnica ninguém duvida que o colombiano tem, mas o que poucos sabem é que a inspiração de James em campo tem muito a ver com o futebol brasileiro. Quem revela é o lateral Danilo, seu companheiro no Real Madrid em entrevista exclusiva ao ESPN.com.br

"Ele fala muito do Rivaldo, Rivellino, os canhotos como ele que jogam na posição que fizeram sucesso. Caras que batem bem na bola e tem visão e jogo. Ele fica vendo os vídeos desses caras e fala muito bem deles. Do Rivellino ele é fã por causa do elástico, gosta de ver os dribles dele. Acho isso muito o bacana da parte dele."

O meia do Real Madrid é praticamente um brasileiro, inclusive com o jeito de falar. Na época em que jogavam no Porto, em Portugal, Danilo e James formaram uma grande amizade, que se mantém até hoje no Real Madrid.

"Curioso que o português que ele falava não era de Portugal, era brasileiro (risos). É bem parecido com o nosso, com as gírias e tudo mais. Ele é muito brincalhão e era muito brasileiro. Por isso me identifiquei e nos demos tão bem desse período que estivemos no Porto."

Getty Images
Danilo e James são amigos desde os tempos de Porto
Danilo e James são amigos desde o Porto

"Eu apresentei para o ele o futevôlei na praia. Ele jogava só na quadra. Ele foi uma vez comigo e gostou tanto que jogávamos sempre que podíamos. Sempre íamos para a praia jogar."

"Ele sabe quem é o Romário e o Renato Gaúcho, acompanha muito. Ele sabe muito sobre os clubes dos Brasil, onde cada um joga, é muito bacana isso. Ele adora o futebol brasileiro."

Sobre as virtudes de James, Danilo conta que desde os tempos de Porto a sua qualidade se sobressaía e que não era nenhuma surpresa a fase muito boa dele com a camisa do Real Madrid logo quando chegou à Espanha.

"Eu convivia muito o James Rodríguez quando ele foi bola de ouro da Copa do Mundo e foi aquela sensação, pois muitas pessoas não o conheciam. Eu dei algumas entrevistas dizendo que ele já era um cara que fazia a diferença nos jogos e treinos do Porto. Não era nenhuma surpresa para mim."

E quis o destino que os dois viessem a atuar juntos novamente no Real Madrid, algo que eles comentavam, mas nunca poderiam imaginar que aconteceria.

"A gente mantinha contato e se falava. Sempre dizíamos que queríamos jogar juntos outra vez. O tempo passou e nos reencontramos aqui no Real Madrid. Foi uma felicidade muito grande, o futebol dá muitas voltas."

Dentro de campo, para Danilo, a principal qualidade de James é deixar os companheiros na cara do gol, o que sempre o impressionou desde o tempo em que atuavam no Porto.

"O James dentro do campo sempre me impressionou pela qualidade e pelos passes que dava, a visão de jogo. Ele para deixar os caras para fazer gol não tem igual."

Assista aos gols da vitória do Real Madrid sobre o Sevilla por 3 a 0!

E parece que a boa fase de James está voltando. A atuação contra o Sevilla pela Copa do Rei foi algo que a torcida do Real Madrid estava com saudades de ver e pôde se deliciar. Com inspiração em Rivaldo e Rivellino, James vai aos poucos tentando recuperar seu espaço na equipe principal. 2017 está aí para nos mostrar. É esperar para ver.