Em que lugar campeões de público do Brasileiro ficariam nas grandes ligas da Europa?

Thiago Cara, do ESPN.com.br
ESPN.com.br
Em que lugar campeões de público do Brasileiro ficariam nas grandes ligas da Europa?
Em que lugar campeões de público do Brasileiro ficariam nas grandes ligas da Europa?

O que aconteceria se times como Eintracht Frankfurt-ALE, Sunderland-ING, Betis-ESP ou Colônia-ALE disputassem o Campeonato Brasileiro? Dentro de campo, é difícil prever. Mas, fora dele, nas arquibancadas, todos teriam médias de público superiores ao cinco clubes que lideram a Série A no quesito em 2016.

É claro que é apenas uma suposição, mas o ESPN.com.br levantou as médias, por clube, das quatro maiores ligas do futebol europeu - Alemão, Inglês, Espanhol e Italiano - na última temporada e contrapôs com as cinco equipes com melhores marcas no Brasileiro de 2016: Palmeiras, Corinthians, Internacional, Grêmio e Flamengo.

Em quase todas as comparações, os times brasileiros ficam na parte de baixo dos rankings, com públicos inferiores, inclusive, à média geral registrada nos respectivos países. Na Alemanha, que teve as médias mais altas em 2015/16, por exemplo, a melhor colocação seria um 12º lugar do Palmeiras.

Na Inglaterra, todas as equipes da Série A ficam abaixo da média geral, de 36.450 torcedores, com o Flamengo, quinto clube que mais leva público no Brasileiro 2016, sendo apenas o vice-lanterna da lista, rivalizando, torcedor a torcedor, com o Watford e com vantagem apenas sobre o Bournemouth.

A única grande liga europeia em que os brasileiros conseguiriam relativo protagonismo seria na Itália, em que Palmeiras e Corinthians conseguem certa folga em relação à média do campeonato e aparecem, respectivamente, na sexta e sétima colocações - ainda assim, atrás de todos os principais clubes locais.

Veja abaixo, por campeonato, em que lugar os cinco campeões de público no Brasileiro ficariam nas grandes ligas da Europa, com base na temporada 2015/16:

* As médias dos clubes brasileiros são da Footstats, e as das ligas europeias do Statista