'Inimigas íntimas', seleções de Holanda e Espanha fazem amistoso em Amsterdã

ESPN.com.br com agência EFE
Getty
Iniesta fez o gol do título da Copa de 2010 diante da Holanda
Iniesta fez o gol do título da Copa de 2010 diante da Holanda

Finalistas da Copa do Mundo de 2010, que se reencontraram no ano passado no Brasil, Holanda e Espanha duelarão mais uma vez nesta terça-feira às 15h45 (de Brasília), em amistoso na Amsterdam Arena. A partida terá transmissão da ESPN e do WatchESPN a partir das 15h.

Na África do Sul, os comandados de Vicente del Bosque levaram a melhor por 1 a 0, na prorrogação e levantaram a taça. Em 13 de junho de 2014, no entanto, foi a vez da seleção laranja dar o troco, e com estilo, vencendo por 5 a 1.

A goleada foi início da campanha holandesa que culminaria com a terceira colocação no Mundial, e foi o primeiro capítulo de uma terrível campanha dos espanhóis, eliminados ainda na primeira fase, depois de também perderem para o Chile e ganharem da Austrália.

Depois do torneio, a situação mudou, contudo, já que os atuais bicampeões europeus começam a se reencontrar e, apesar da derrota para a Eslováquia pelas Eliminatórias para a Eurocopa de 2016, caminham tranquilos para a competição continental.

A Holanda, por outro lado, só conseguiu sete pontos em cinco jogos na etapa qualificatória até o momento. No sábado, os comandados por Guus Hiddink arrancaram empate com a Turquia por 1 a 1 nos acréscimos. Caso as eliminatórias acabassem hoje, os três vezes vice-campeões do mundo seriam obrigados a disputar respecagem.

Para o jogo desta terça-feira, a seleção laranja não contará outra vez com o meia-atacante Arjen Robben e o atacante Robin Van Persie, ambos lesionados. Com isso, a responsabilidade será outra vez de Wesley Sneidjer, que chutou a bola que bateu em Klaas-Jan Huntelaar antes de entrar, para evitar derrota contra a Turquia.

O jogador do Galatasaray, aliás, fará a partida de número 111 com a camisa da Holanda, se igualando ao zagueiro Frank de Boer, segundo com mais atuações pela seleção, atrás apenas do goleiro Edwin van der Sar, que entrou em campo 130 vezes.

A Espanha, por sua vez, deverá atuar com um time inteiramente diferente, em relação ao que venceu a Ucrânia por 1 a 0, na sexta, pelo grupo C das eliminatórias para a Eurocopa de 2016.

O técnico Vicente del Bosque prepara 11 mudanças, pelo menos isso ficou indicado no treinamento realizado nesta segunda na Amsterdam Arena. As principais novidades deverão ser as estreias dos meias Mario Suárez e Vitolo Machín, além do atacante Juanmi.

Iker Casillas provavelmente dará lugar a David de Gea, também para que o veterano seja poupado. A presença do titular do Manchester United na equipe titular é um pedido antigo de torcedores e imprensa local.

FICHA TÉCNICA
HOLANDA X ESPANHA

Data: 31 de março, terça-feira, às 15h45 (de Brasília)
Estádio: Amsterdam Arena, em Amsterdã (Holanda)
Árbitro: William Collum (Escócia), auxiliado pelos compatriotas Graham Chambers e Frank Connor

HOLANDA: Cillessen; Van der Wiel, De Vrij, Martins Indi e Blind; De Jong, Sneijder e Afellay; Dost (Narsingh), Huntelaar e Depay
Técnico: Guus Hiddink

ESPANHA: De Gea; Carvajal, Bartra, Albiol e Bernat; Suárez, Fàbregas e Cazorla; Pedro, Vitolo e Juanmi
Técnico: Vicente del Bosque