Com apenas seis gols sofridos, Corinthians iguala melhor marca da 'era dos pontos corridos'

Felipe Alencar, do ESPN.com.br
Gazeta Press
Gil vive grande fase no Corinthians: defesa é a melhor do campeonato
Gil vive grande fase no Corinthians: defesa é a melhor do campeonato

Superar o sistema defensivo do Corinthians é uma tarefa para poucos. A equipe de Mano Menezes possui a melhor defesa do Campeonato Brasileiro, com apenas seis gols sofridos após 14 rodadas. Com estes números, o time alvinegro iguala a melhor marca da ‘era dos pontos corridos'.

Em 2007, o São Paulo, de Muricy Ramalho, também tinha tomado apenas seis gols após 14 partidas disputadas. Na ocasião, a equipe paulista sagrou-se campeã brasileira. No ano passado, o próprio Corinthians, comandado por Tite, apresentava desempenho defensivo semelhante: seis gols sofridos em 14 confrontos. Diferentemente do rival paulista, o Corinthians não ficou com a taça. Longe disso: o alvinegro apresentou na sequência da competição nacional uma campanha bastante irregular e terminou na modesta décima colocação.

Mesmo sem apresentar um futebol marcado pela ofensividade, o Corinthians de Mano Menezes tem um ataque mais produtivo se comparado ao Corinthians de 2013 e ao São Paulo de 2007. Considerando as primeiras 14 rodadas do Brasileiro, o São Paulo tinha anotado 14 gols sete anos atrás, mesmo número do time comandado por Tite ano passado. O atual Corinthians balançou as redes em 16 oportunidades, mas ainda busca ser mais efetivo no ataque. Na defesa, o desempenho tem sido comemorado pelo elenco.

"A gente vem trabalhando naquilo que o professor vem pedindo para a gente. Não tem como dar um show, mas a equipe é consistente lá atrás. A gente sabe que a nossa equipe tem feito isso desde o começo da temporada. A equipe está de parabéns pelo que vem produzindo", afirmou Gil após a vitória do último domingo sobre o Santos.

O time da Baixada, aliás, tem a segunda melhor defesa do Campeonato Brasileiro até agora, sendo vazada 8 vezes. Corinthians e Santos são as únicas equipes que sofreram menos de dez gols no atual estágio da competição.

Publicidade