Tweed Ride BH premia ciclistas mais estilosos | Bike é Legal

Lívia Araújo, do Vá de Bike

HOME Bike é Legalclique no header para voltar a home

Neste domingo, 20 de julho, acontece a quarta edição da Tweed Ride BH, com concentração a partir das 14h na Praça Floriano Peixoto, em Belo Horizonte. O mote do passeio, que acontece na capital mineira desde 2013, repete a ideia das "pedaladas de tweed" mundo afora: vestimenta retrô e um charme que remete aos velhos tempos do traje de passeio e da roupa de domingo.

Antes da pedalada, está programado um piquenique na praça, com comidinhas compartilhadas e atrações diversas: música com a banda Be Hoppers durante a concentração e até "barba, cabelo e bigode", já que a maquiadora Nina Dreger e o cabeleireiro Rubens ramos cuidarão do visual dos 20 primeiros homens e mulheres que chegarem à praça e estiverem a fim de uma repaginação. Quem passar pela "transformação" pode se dar bem, porque a organização do evento vai premiar com diversos produtos os ciclistas mais bem produzidos. Para caprichar no visual é até possível alugar as bicicletas retrô da Catraca Verde.

Durante o passeio propriamente dito, que começa às 16h, também será possível contar com a ajuda do Bike Anjo BH para os pedalantes mais novatos.

Origem
O nome do passeio, que também pode se chamar "Tweed Run", tem origem num tipo de tecido surgido na Grã-Bretanha, o tweed, feito com fios de lã em diferentes padronagens, e muito utilizado em casacos, ternos e blaisers. Junto com as roupas de tweed, é normal os ciclistas usarem gravatas, luvas, chapéus, boinas, calçados elegantes e adereços como colares, penas e cachecóis. Nas bicicletas, faróis antigos, paralamas, bancos de couro, cestinhas, protetor de saia e outros acessórios mais comuns em modelos antigos marcam o estilo do evento.

A primeira Tweed Ride foi realizada em Londres, em janeiro de 2009, para logo depois ganhar eventos semelhantes em cidades como São Francisco, Boston, Chicago, Filadélfia, Toronto, Paris, Sidney, Tóquio, Washington, Curitiba (onde o primeiro passeio aconteceu em 2010) e São Paulo (com início em 2011).

Serviço:
Tweed Ride BH
Domingo, 20 de julho, às 14h
Praça Floriano Peixoto, em Belo Horizonte