Meter of access

Se 'tapetão' for 100%, Flamengo será rebaixado junto com a Portuguesa

Francisco De Laurentiis, do ESPN.com.br

Os "tapetões" que irão acontecer nos próximos dias podem rebaixar até o Flamengo no Brasileiro. O time rubro-negro cometeu o mesmo erro que a Portuguesa, que escalou o meia Héverton de maneira irregular, e pode perder quatro pontos. No caso do time da Gávea, o jogador que não poderia ter entrado em campo foi o lateral esquerdo André Santos, contra o Cruzeiro, no último sábado.

Alexandre Vidal/Fla Imagem
André Santos não poderia ter jogado contra o Cruzeiro
André Santos não poderia ter jogado contra o Cruzeiro

Em julgamento realizado pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) na última sexta, o ala foi suspenso pela expulsão no segundo jogo da final da Copa do Brasil, vencida pelo Fla. Como o torneio mata-mata já havia acabado, a punição foi transferida para o Campeonato Brasileiro. André, portanto, não poderia ter atuado no 1 a 1 com o Cruzeiro, no Maracanã.

Se for condenado pela escalação irregular, o Flamengo deve perder quatro pontos: três de punição e mais um conquistado na partida. Com isso, o time cairia para 45, podendo ser ultrapassado pelo rival Vasco, outro que espera resultado do "tapetão" para saber se conseguirá escapar da queda para a 2ª divisão.

LEIA MAIS
Em 2010, Grêmio Prudente perdeu pontos em caso idêntico ao de Portuguesa e Fla
Saiba quem é e como age o advogado que representou a Portuguesa
Pivô de polêmica da Portuguesa, Héverton foi expulso após jogo por xingar árbitro
Para evitar rebaixamento, Vasco confia até em fator político como aliado

A equipe alvinegra vai entrar com pedido no STJD para tentar ganhar os pontos da derrota por 5 a 1 para o Atlético-PR, no último domingo, em partida que confirmou a queda vascaína. O clube de São Januário alega que o jogo em Joinville ficou paralisada por mais de 70 minutos, acima do limite permitido para adiamento ou suspensão, de acordo com o Regulamento Geral de Competições da CBF.

BLOG DO PVCLusa errou, e chance de rebaixamento é enorme. Flu não tem culpa

Se conseguir os pontos, o Vasco irá a 47, pulando para fora da zona do rebaixamento. O Fluminense também aguarda a decisão do "tapetão" no caso de Héverton, da Portuguesa, que estava suspenso pelo STJD mas foi escalado contra o Grêmio, no domingo, pelo Brasileirão. Se a Lusa for punida, perderá quatro pontos e ficará com 44, sendo rebaixada para a segunda divisão.

A equipe do Canindé baseia sua defesa no fato de só ter sido alertada sobre o resultado do julgamento de sexta na segunda, e que, portanto, teria escalado Héverton sem saber que o atleta estaria suspenso.

Confira como ficará a classificação caso os "tapetões" se confirmem:

14º - Vasco - 47 pontos
15º - Criciúma - 46 pontos
16º - Fluminense - 46 pontos
17º - Flamengo - 45 pontos
18º - Portuguesa - 44 pontos
19º - Ponte Preta - 37 pontos
20º - Náutico - 20 pontos

Reprodução
STJD Flamengo André Santos
André Santos foi suspenso por um jogo, e gancho deveria ter sido cumprido contra o Cruzeiro, no último sábado
622 d381d7a8 b7ff 3301 bdef 459c739cee44
Veja análise de José Trajano sobre rebaixamento da Portuguesa no Campeonato Brasileiro de 2013!
Alertas
Não perca nada do que está acontecendo no mundo do esporte!Com o ESPN ALERTAS, você receberá notificações no seu navegador sobre as últimas notícias, eventos exclusivos e muito mais!