Tempo Real

Henrique, o zagueiro da 2ª divisão para americano ver

Tiago Leme, do ESPN.com.br
Henrique releva surpresa com convocação: 'Meus companheiros bateram na porta e deram o aviso'
Mesmo atuando na segunda divisão do Campeonato Brasileiro pelo Palmeiras, o zagueiro Henrique foi lembrado pelo técnico Luiz Felipe Scolari e chamado para dois amistosos da seleção brasileira, contra Austrália (dia 7 de setembro, em Brasília) e Portugal (10 de setembro, em Boston (EUA)). Curiosamente, as duas convocações anteriores do jogador para a equipe principal do Brasil foram para partidas disputadas nos Estados Unidos.

LEIA MAIS
Ramires e Maicon voltam à seleção; palmeirense Henrique é a surpresa
Felipão explica volta de Ramires após polêmica: 'Entendemos a dificuldade do atleta'
Felipão quer fechar lista da Copa até o final de 2013: 'Podemos acrescentar um, e olhe lá'

Na estreia de Mano Menezes na seleção, em agosto de 2010, Henrique estava na lista para o amistoso que o Brasil venceu os EUA, por 2 a 0, em Nova Jersey, mas não chegou a entrar em campo. Em junho de 2008, com Dunga no comando, o zagueiro foi convocado para mais dois jogos no país da América do Norte. Ficou na reserva na vitória sobre o Canadá, por 3 a 2, em Seattle, mas teve oportunidade e foi titular na derrota para a Venezuela, por 2 a 0, em Boston, com um time bastante mesclado.

Fernando Dantas/Gazeta Press
Henrique, do Palmeiras, foi chamado para a seleção
Henrique, do Palmeiras, foi chamado para a seleção

Antes das partidas para o público americano, foi chamado pela primeira vez em março de 2008, mas não atuou contra a Suécia, em Londres. Também foi chamado para o Superclássico das América, contra a Argentina, em 2010, e para o amistsos contra o Chile, em abril de 2013, em Belo Horizonte, mas em ambas as vezes a seleção contou apenas com jogadores de clubes brasileiros.

O fato de Henrique atuar na Série B do Brasileiro parece não incomodar Felipão, que disse estar observando o bom desempenho do zagueiro pelo líder Palmeiras. o treinador da seleção até mandou um aviso positivo para outros atletas que não estão em equipes da elite.

"Acho que também é um recado que eu estou passando, que não estou observando apenas atletas da primeira divisão. Se o atleta é bom, está jogando bem, se acho acho que é importante para a seleção, eu chamo. Não importa se é primeira, segunda ou terceira divisão. O nível da Série B do Brasileiro é muito bom, a segunda divisão da Inglaterra também é um grande campeonato. Trabalhar na segunda divisão da Inglaterra não é demérito para ninguém, e no Brasil tambem não", disse Felipão, em entrevista coletiva após a convocação, nesta quarta-feira, no Rio de Janeiro.

Além de Henrique, Júlio César também disputa um campeonato de segunda divisão, na Inglaterra, pelo Queens Park Rangers. O goleiro, que estava tentando a transferência para outro clube maior da Europa e foi cobrado por Felipão para voltar a atuar logo, já está com a situação praticamente definida para continuar no time inglês, segundo o treinador da seleção brasileira.

"O Júlio César já resolveu a situação dele. Já conversamos com o Júlio, é o goleiro que temos plena confiança .Quando terminar a janela de transferência na Europa, no final de agosto, tudo já estará decidio, provavelmente ele permancecerá no seu clube", disse Scolari.

'O que tiver de bom na primeira, segunda ou terceira divisão, será convocado', declara Felipão
Publicidade

Siga aESPNnas redes sociais