Ramires e Maicon voltam à seleção; palmeirense Henrique é a surpresa

Tiago Leme, do Rio de Janeiro (RJ), com redação do ESPN.com.br
Felipão explica volta de Ramires e Maicon à seleção brasileira; veja!

Luiz Felipe Scolari preparou três surpresas para a convocação desta quarta-feira. O treinador voltou a convocar o lateral direito Maicon e também o volante Ramires. Além disso, chamou o zagueiro Henrique, do Palmeiras, novidade na lista. Felipão também voltou a chamar Maxwell, que não disputou a Copa das Confederações, mas já esteve no último amistoso diante da Suíça. O anúncio foi feito nesta quarta à tarde no auditório Vivo, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro.

LEIA MAIS
Felipão explica volta de Ramires após polêmica: 'Entendemos a dificuldade do atleta'
Henrique, o zagueiro da 2ª divisão para americano ver
Felipão quer fechar lista da Copa até o final de 2013: 'Podemos acrescentar um, e olhe lá'

A convocação de Luiz Felipe Scolari vale para dois amistosos, contra a Austrália, em 7 de setembro, em Brasília, e contra Portugal, em Boston (EUA), três dias depois. A apresentação dos 22 jogadores será no dia 2 de setembro, na capital federal, Em relação ao time da Copa das Confederações, ficaram de fora o zagueiro Réver, os laterais Jean e Filipe Luís e o meia Jádson, além de Diego Cavalieri, que foi o terceiro goleiro na campanha pelo título.

Depois de anunciar a lista, Scolari explicou que optou por não chamar mais de um atleta dos times brasileiros para não atrapalhar durante as disputas dos campeonatos nacionais. Foram convocados apenas quatro jogadores que atuam no país: Jefferson (Botafogo), Henrique (Palmeiras), Jô (Atlético-MG) e Fred (Fluminense).

"Podem surgir algumas polêmicas sobre desfalques de clubes ou sobre campeonatos, mas nossa preocupação é que tínhamos que gfazer uma convocação preocupados em manter a base da seleção. Nessa convocação, foi possível preservar alguns atletas e clubes brasileiros dentro da ideia de usar esses amistosos para observar um ou outro jogador, e convocamos o mínimo possível de atletas que atuam dentro do Brasil. Por isso, convocamos um atleta de cada clube onde tínhamos a possiblidade de convocar dois ou ate três atletas", disse o treinador.

Felipão reforça confiança em Julio César e diz que situação do goleiro se definirá até fim de agosto

Ramires foi uma das grandes ausências da lista para a Copa das Confederações. Especulou-se que o volante só ficou de fora da lista da competição por um problema com Felipão. Lesionado, Ramires não foi à Suíça onde o time enfrentou a Itália em um amistoso em março deste ano e teria ficado de se apresentar no sábado à noite no hotel em Londres onde a seleção estava concentrada para pegar a Rússia. O volante só chegou no domingo e acompanhado de uma médica do Chelsea. Para piorar, Lucas ficou com o elenco mesmo machucado e de muletas.

Já Maicon estava fora da seleção há mais tempo. O lateral havia sido chamado pela última vez em agosto de 2011, ainda por Mano Menezes, para amistoso contra a Alemanha. Desde então, pouco atuou com a camisa do Manchester City. Nesta temporada, deixou a Inglaterra para defender a Roma e ter mais minutos em campo. O lateral ainda não estreou oficialmente pela nova equipe.

Henrique já havia sido convocado por Felipão, mas só em um amistoso em que o técnico só podia convocar jogadores do Brasil. O zagueiro palmeirense apareceu na lista e entrou em campo no empate por 2 a 2 entre Brasil e Chile, na reinauguração do Mineirão em abril.

Veja a lista completa os 22 convocados:

GOLEIROS
Júlio César Jefferson  
Júlio César Jefferson  
Queens Park Rangers Botafogo  
 
ZAGUEIROS
Thiago Silva< David Luiz Dante Réver
Thiago Silva David Luiz Dante Henrique
PSG Chelsea Bayern de Munique Palmeiras
 
LATERAIS
Daniel Alves Jean Marcelo Filipe Luis
Daniel Alves Maicon Marcelo Maxwell
Barcelona Roma Real Madrid PSG
 
VOLANTES
Fernando Paulinho Hernanes Luiz Gustavo Luiz Gustavo
Fernando Paulinho Hernanes Luiz Gustavo Ramires
Shakthar Tottenham Lazio Wolfsburg Chelsea
 
MEIAS
Oscar Lucas Lucas
Oscar Lucas Bernard
Chelsea PSG Shakhtar
 
ATACANTES
Fred Neymar Hulk Leandro Damião
Fred Neymar Hulk
Fluminense Barcelona Zenit Atlético-MG
Publicidade