Tempo Real

Entenda como funciona a 'Cotação ESPN' para o Guia do Brasileiro e veja qual foi a colocação final

Igor Resende, do ESPN.com.br
O ESPN.com.br reuniu um time de 11 jornalistas da casa e realizou a ‘Cotação ESPN’ para determinar as chances de título das 20 equipes do Campeonato Brasileiro de 2013. Pedimos assim para que os 11 jornalistas determinassem sua ordem de favoritismo entre os 20 times do torneio.

Foram atribuídos 20 pontos para cada voto de primeiro lugar, 19 para o segundo, e assim por diante, até o último colocado, que recebeu apenas um ponto por voto. A colocação final de cada equipe na ‘Cotação ESPN’ é resultado da soma de pontos baseados em todos os votos. Dessa forma, a pontuação máxima possível é de 220 pontos por time, e a mínima de 11.

Após a soma de todos os pontos, houve só um empate na classificação final, entre Fluminense e Internacional. O critério para resolver a disputa foi o número de votos para a primeira posição. Neste caso, o Flu levou a melhor por ter sido apontado como "campeão" por um dos jornalistas. O Inter não foi apontado como primeiro em nenhum dos votos.
EFE
Campeão paulista, Corinthians é favorito na Cotação ESPN
Campeão paulista, Corinthians é favorito na Cotação ESPN

Na lista final, o Corinthians apareceu como o favorito absoluto: 8 dos 11 votos possíveis apontaram o time alvinegro como eventual campeão. O Atlético-MG (2 vezes) e o Fluminense foram os outros times indicados como possíveis candidatos ao título pelos jornalistas.

Já na parte de baixo, os quatro rebaixados também ficaram em um bloco bastante distante dos outros times. Segundo a 'Cotação ESPN', Criciúma, Náutico, Portuguesa e Bahia não estarão mais na elite em 2014. Destaque negativo para o time baiano, que recebeu 6 votos como lanterna da competição.

Participaram da eleição da cotação ESPN os jornalistas Alexandre Oliveira, Arnaldo Ribeiro, Eduardo Tironi, Everaldo Marques, Gian Oddi, Gustavo Hofman, Leonardo Bertozzi, Mauro Cezar Pereira, Paulo Calçade, Paulo Cobos e Paulo Vinicius Coelho.
Publicidade