Alex Ferguson anuncia aposentadoria ao fim da temporada e deixa United após 26 anos

ESPN.com.br
Após 26 anos no clube, Alex Ferguson deixará de ser o treinador do Manchester United. O comandante anunciou sua aposentadoria na manhã desta quarta-feira e não estará mais no banco de reservas do clube já a partir da próxima temporada.
Getty
Alex Ferguson, técnico do Manchester United, em entrevista coletiva
Alex Ferguson não será mais técnico do United

“A decisão sobre a minha aposentadoria foi pensada por muito tempo e não foi tomada de uma hora para outra. É o momento certo. É importante para mim deixar a equipe na forma mais forte possível e acredito que consegui fazer isso”, disse Ferguson em comunicado soltado pelo Manchester United.

LEIA MAIS
A repercussão e as homenagens ao 'Sir'

“A qualidade deste elenco que venceu a Premier League e o equilíbrio de idades dentro dele são bons presságios que o sucesso deve continuar no mais alto nível. O desenvolvimento dos jovens do clube vai garantir que o futuro a longo prazo do clube seja brilhante”, completou.

Aos 71 anos de idade, Ferguson tem cogitado a aposentadoria há algum tempo, mas não parecia com vontade de deixar o futebol tão cedo. O comandante passou 26 anos no Manchester United e transformou o clube no maior campeão inglês. Dos 20 títulos nacionais conquistados pelos Red Devils, 13 foram sob o comando de Ferguson. O treinador ainda levantou duas das três Champions Leagues conquistadas pelo clube.

Por todos os serviços prestados, o Manchester United já garantiu que manterá Alex Ferguson em Old Trafford. O clube ainda não sabe se terá o escocês como diretor ou apenas como embaixador.

O último jogo oficial de Ferguson como treinador dos Red Devils acontecerá no dia 19 de maio, diante do West Bromwich, fora de casa. O comandante se despede do Old Trafford já neste final de semana, diante do Swansea.

Para o lugar de Ferguson, a imprensa inglesa já começa a especular em torno de dois nomes: o também escocês David Moyes, atualmente no Everton, e o português José Mourinho, que estaria de saída do Real Madrid.

Ferguson deixa o Old Trafford com estátua e nome de arquibancada
Getty
United inaugurou estátua de mais de dois metros de Alex Ferguson
United inaugurou estátua de mais de 2 mts de Ferguson

O nome de Sir Alex Ferguson está cravado – literalmente – em Old Trafford. O técnico, depois de 27 anos à frente do Manchester United, dá nome à arquibancada norte do estádio dos Red Devils, além de ter uma estátua em sua homenagem do lado de fora da arena.

A primeira homenagem foi feita em 2011, com a inauguração da arquibancada. Na ocasião, Ferguson comemorou 25 anos no comando do clube e ganhou o ‘presente’ em uma partida contra o Sunderland, pelo Campeonato Inglês. Antes do jogo, todos os atletas e torcedores o aplaudiram de pé, enquanto ele entrava em campo sem saber o que acontecia. “Mike Phelan [auxiliar técnico] sabia de tudo, mas nunca me disse nada, então ele está demitido”, brincou o treinador após a partida.

No ano seguinte, o clube inaugurou uma estátua de quase três metros de altura do lado de fora do estádio, mais uma vez homenageando o treinador. Sem ser pego de surpresa, dessa vez ele não economizou nas palavras.

“Normalmente, as pessoas morrem sem ver uma estátua própria. Eu superei a morte. É um momento de muito orgulho”, disse, antes de ser parabenizado em vídeo por atletas treinados por ele no time inglês, como Cristiano Ronaldo e David Beckham.