Garrett McNamara e as ondas gigantes do Canhão de Nazaré

Tiago Brant
VÍDEO: Garrett McNamara e as ondas do Canhão de Nazaré
Claudio Grillo
Carros estacionados no Farol de Nazaré. Deste ponto é possível observar as ondas
Carros estacionados no Farol de Nazaré.
Deste ponto é possível observar as ondas

Nazaré é um local de peregrinação a centenas de anos. Para se ter uma ideia, o próprio Pedro Álvares Cabral veio em peregrinação à Nossa Senhora de Nazaré pedir sua proteção para a viagem do descobrimento.

Reza a lenda que o alcaide do castelo de Porto de Mós, Dom Fuas Roupinho, caçava perto de suas terras quando avistou um veado. 

Durante a perseguição, Dom Fuas se afastou de seus companheiros em meio a uma densa neblina e, sem querer, chegou a beira de uma falésia. O veado desapareceu no precipício e, temendo por sua vida, Dom Fuas rogou a Nossa Senhora. Imediatamente o cavalo estancou evitando a queda fatal.

No local havia, desde o ano 711, uma gruta onde se venerava a imagem da Virgem Maria com o Menino, trazida por monges desde os primeiros tempos do Cristianismo em Nazaré, na Galiléia, terra de Maria.

Depois do ocorrido com Dom Fuas, este mandou construir sobre a gruta uma capela para onde foi transferida a imagem que ali permanece até os dias de hoje no Sítio de Nazaré.

Os peregrinos cristãos continuam sua devoção nos dias de hoje mas, de 2010 pra cá, existe outra horda prestando seus tributos ao Sítio. 

Trata-se dos surfistas de ondas grandes, liderados por Garrett McNamara.

 

ESPN
GALERIA DE IMAGENS - As ondas do Canhão de Nazaré
GALERIA DE IMAGENS - As ondas do Canhão de Nazaré
Claudio Grillo
A onda do 'Canhão de Nazaré'
A onda do 'Canhão de Nazaré' 

Tudo por conta do famoso "Canhão de Nazaré", um acidente morfológico raro, o maior da Europa e um dos maiores do mundo, que consiste numa enorme falha na plataforma continental com cerca de 170 quilômetros de comprimento e cinco de profundidade.

Convidado da Câmara Municipal de Nazaré, o havaiano colocou a Praia do Norte no mapa das ondas gigantes. O dia 1º de novembro de 2011 entrou na história do surf de ondas grandes após Garrett  surfar uma onda estimada em 90 pés* (cerca de trinta metros), e ganhar o XXL com a maior onda surfada na temporada.

Essa espécie de "canyon" submarino, localizado em frente à Praia do Norte, o famoso “Canhão da Nazaré” canaliza ondulações do Atlântico para esta praia, proporcionando ondas com um tamanho fora do normal.

Claudio Grillo
Garret Mc Namara conversando com a equipe da ESPN Brasil
Garret Mc Namara conversando com a equipe da ESPN Brasil
Claudio Grillo
A onda do 'Canhão de Nazaré'
A onda do 'Canhão de Nazaré' 

Este ano, entre os meses de outubro e novembro, Garrett está de volta à pequena vila de Nazaré, vivendo entre seus 10.300 habitantes e aguardando por condições que permitam o fenômeno de acontecer.

No último dia 22 de outubro, dois dias depois de terminada a etapa Portuguesa do WCT, o "Canhão de Nazaré" voltou a disparar seus petardos.

As previsões indicavam uma boa ondulação de oeste chegando a Portugal no domingo, dia 21. Mas foi na segunda feira de manhã que as ondas realmente apareceram, com altura de 4 metros em alto mar e período de 15 segundos, produzindo ondas de 60 pés sólidos, o equivalente a trinta metros de altura, na Praia do Norte.

Do Forte de Nazaré, em cima do mesmo penhasco em que Dom Fuas quase perdeu a vida, era possível ver enormes linhas marchando em direção à praia e três "motas d'água" – Jet Skis, passeando pelo line-up.

Claudio Grillo
Visual de Portugal
Visual de Portugal
Xurxo Lobato/Getty
Garrett McNamara se encantou pelo povo português
Garrett McNamara se encantou pelo povo português

A bordo desta pequena esquadra estavam Paulo Salvador, coordenando a equipe de segurança, e os surfistas Garrett McNamara, seu parceiro de Tow-in, o britânico Andrew Cotton, João de Macedo (o melhor surfista português de ondas grandes) e o brasileiro Sylvio Mancusi, que chegou na hora certa para surfar o fenômeno com uma prancha emprestada.

Do lado de fora, uma segunda equipe monitora as ondas do penhasco e colhe as imagens da aventura. Nicole Macias, a mulher de Garrett, coordena o rádio para informar os surfistas sobre as maiores ondas das séries que vão chegar à praia. Paulo Caldeira e Dino Casimiro, dois dos idealizadores do projeto ZON NORTH CANYON*, ajudam na infraestrutura, enquanto Jorge Leal e Victor Estrelinha captam as imagens que mais tarde vão invadir o mundo virtual das ondas grandes.

Claudio Grillo
Do Farol de Nazaré é possível observar as ondas
Do Farol de Nazaré é possível observar as ondas
Claudio Grillo
O mar em Nazaré
O mar em Nazaré

A altura e a força das ondas impressiona e transforma a sessão de tow-in num verdadeiro espetáculo a céu aberto. Carros de turistas se aglomeram na estradinha que leva ao forte e os olhares não tem como se desviar das pequenas "formiguinhas" surfando ondas gigantes nesta arena natural.

Como diria mais tarde o surfista português de ondas grandes João de Macedo, destaque da sessão, "foram as maiores ondas da minha vida!"

Nazaré agora entra no cenário das competições de ondas grandes. Até o dia 30de Novembro está aberta a janela de espera para um campeonato de ondas grandes no local. Entre os convidados estão grandes nomes do big surf como Carlos Burle, Felipe Cesarano, Tom Carrol e Ross Clarke-Jones. Garrett MC Namara estará em Nazaré aguardando seus colegas de surf em ondas gigantes. 

A história completa do Canhão de Nazaré e os bastidores da etapa portuguesa do WCT você confere no mês de dezembro no DOX especial da costa portuguesa.

Julio Lopez Saguar/Getty
A onda do Canhão de Nazaré
A onda do Canhão de Nazaré
Publicidade