Meter of access

Garrett McNamara e as ondas gigantes do Canhão de Nazaré

Tiago Brant
622 40726df9 5b9f 3cd5 9c79 ad5931ab9ea6
A onda do 'Canhão de Nazaré' 

Tudo por conta do famoso "Canhão de Nazaré", um acidente morfológico raro, o maior da Europa e um dos maiores do mundo, que consiste numa enorme falha na plataforma continental com cerca de 170 quilômetros de comprimento e cinco de profundidade.

Convidado da Câmara Municipal de Nazaré, o havaiano colocou a Praia do Norte no mapa das ondas gigantes. O dia 1º de novembro de 2011 entrou na história do surf de ondas grandes após Garrett  surfar uma onda estimada em 90 pés* (cerca de trinta metros), e ganhar o XXL com a maior onda surfada na temporada.

Essa espécie de "canyon" submarino, localizado em frente à Praia do Norte, o famoso “Canhão da Nazaré” canaliza ondulações do Atlântico para esta praia, proporcionando ondas com um tamanho fora do normal.

Claudio Grillo
Garret Mc Namara conversando com a equipe da ESPN Brasil
Garret Mc Namara conversando com a equipe da ESPN Brasil
Claudio Grillo
A onda do 'Canhão de Nazaré'
A onda do 'Canhão de Nazaré' 

Este ano, entre os meses de outubro e novembro, Garrett está de volta à pequena vila de Nazaré, vivendo entre seus 10.300 habitantes e aguardando por condições que permitam o fenômeno de acontecer.

No último dia 22 de outubro, dois dias depois de terminada a etapa Portuguesa do WCT, o "Canhão de Nazaré" voltou a disparar seus petardos.

As previsões indicavam uma boa ondulação de oeste chegando a Portugal no domingo, dia 21. Mas foi na segunda feira de manhã que as ondas realmente apareceram, com altura de 4 metros em alto mar e período de 15 segundos, produzindo ondas de 60 pés sólidos, o equivalente a trinta metros de altura, na Praia do Norte.

Do Forte de Nazaré, em cima do mesmo penhasco em que Dom Fuas quase perdeu a vida, era possível ver enormes linhas marchando em direção à praia e três "motas d'água" – Jet Skis, passeando pelo line-up.

Claudio Grillo
Visual de Portugal
Visual de Portugal
Xurxo Lobato/Getty
Garrett McNamara se encantou pelo povo português
Garrett McNamara se encantou pelo povo português

A bordo desta pequena esquadra estavam Paulo Salvador, coordenando a equipe de segurança, e os surfistas Garrett McNamara, seu parceiro de Tow-in, o britânico Andrew Cotton, João de Macedo (o melhor surfista português de ondas grandes) e o brasileiro Sylvio Mancusi, que chegou na hora certa para surfar o fenômeno com uma prancha emprestada.

Do lado de fora, uma segunda equipe monitora as ondas do penhasco e colhe as imagens da aventura. Nicole Macias, a mulher de Garrett, coordena o rádio para informar os surfistas sobre as maiores ondas das séries que vão chegar à praia. Paulo Caldeira e Dino Casimiro, dois dos idealizadores do projeto ZON NORTH CANYON*, ajudam na infraestrutura, enquanto Jorge Leal e Victor Estrelinha captam as imagens que mais tarde vão invadir o mundo virtual das ondas grandes.

Claudio Grillo
Do Farol de Nazaré é possível observar as ondas
Do Farol de Nazaré é possível observar as ondas
Claudio Grillo
O mar em Nazaré
O mar em Nazaré

A altura e a força das ondas impressiona e transforma a sessão de tow-in num verdadeiro espetáculo a céu aberto. Carros de turistas se aglomeram na estradinha que leva ao forte e os olhares não tem como se desviar das pequenas "formiguinhas" surfando ondas gigantes nesta arena natural.

Como diria mais tarde o surfista português de ondas grandes João de Macedo, destaque da sessão, "foram as maiores ondas da minha vida!"

Nazaré agora entra no cenário das competições de ondas grandes. Até o dia 30de Novembro está aberta a janela de espera para um campeonato de ondas grandes no local. Entre os convidados estão grandes nomes do big surf como Carlos Burle, Felipe Cesarano, Tom Carrol e Ross Clarke-Jones. Garrett MC Namara estará em Nazaré aguardando seus colegas de surf em ondas gigantes. 

A história completa do Canhão de Nazaré e os bastidores da etapa portuguesa do WCT você confere no mês de dezembro no DOX especial da costa portuguesa.

Julio Lopez Saguar/Getty
A onda do Canhão de Nazaré
A onda do Canhão de Nazaré
Alertas
Não perca nada do que está acontecendo no mundo do esporte!Com o ESPN ALERTAS, você receberá notificações no seu navegador sobre as últimas notícias, eventos exclusivos e muito mais!